Restaurantes temáticos são aqueles que investem em um cardápio, decoração e ambientação diferentes e envolventes, abandonando a trivialidade. Assim, uma determinada região, país, lenda, entre tudo aquilo que a imaginação possa criar, vira inspiração para esses locais.
Em Florianópolis, há uma variedade de opções de restaurantes temáticos. Separamos cinco deles, incluindo um que não fica exatamente na capital mas faz parte da Grande Florianópolis, para você conhecer.
Confira a seguir quais temas, cardápios, endereços e horários de funcionamento desses restaurantes temáticos!
1. Atlantis Floripa
Conduzir as pessoas a uma atmosfera de magia é a proposta do Atlantis Floripa, um restaurante-cafeteria localizado no Campeche, no Sul de Florianópolis, e inspirado na lenda de Atlântida, a ilha que desapareceu nas profundezas do oceano.
Como o estabelecimento, que é um dos restaurantes temáticos da Ilha da Magia, faz parte da “Coffee Train Company”, ele mistura elementos ferroviários a outros do fundo do mar.
A parte debaixo é destinada à cafeteria, que tem no cardápio cafés especiais, salada de frutas, panquecas, omeletes e outros itens para um café da manhã ou brunch completo. Ali, o tema predominante é o de uma locomotiva.
Já no mezanino, os clientes podem escolher uma cabine de trem para se acomodar. Por dentro, a temática é submarina, com aquários que exibem vídeos de peixes e animais marinhos.
O cardápio desse restaurante em Florianópolis mistura a culinária brasileira, sul-americana e frutos do mar para servir pratos como conchiglione recheado com frutos do mar, filé de salmão grelhado e risoto com camarões.
Endereço: Rodovia Francisco Magno Vieira, 4397 – Shopping Oka Floripa (Loja 40) – Campeche.
Horário: de segunda-feira a sábado, das 9h às 22h. Aos domingos, das 9h às 20h.
2. Guacamole Cocina Mexicana
O Guacamole Cocina Mexicana é um dos restaurantes temáticos de Florianópolis mais bem avaliados. Localizado no Centro da cidade, na Beira Mar Norte, sua fachada já entrega sua origem.
Colorido e ricamente decorado, esse é um daqueles restaurantes temáticos que realmente transportam o visitante a uma outra atmosfera. Contribuem muito para isso os mariachis – músicos que tocam e cantam canções típicas mexicanas – que vão de mesa em mesa animando as pessoas.
O cardápio do Guacamole de Florianópolis é extenso e inclui os típicos nachos, quesadillas, tacos, burritos de diferentes sabores (incluindo opções veganas), além de rodízios e combos para experimentar uma variedade de pratos tradicionais. Uma das opções de sobremesa homenageia os churros do Chaves e os serve recheados com doce de leite e sorvete.
Como não poderia deixar de ser, entre as bebidas, está ela: a tequila. Antes de virar o shot, o brinde “Arriba, abajo, al centro y adentro” e em seguida uma chacoalhada de cabeça que fica a cargo do tequileiro.
Endereço: Avenida Jornalista Rubens de Arruda Ramos, 2006.
Horário: de domingo a quinta-feira, das 18h30 às 24h. Sextas e sábados, das 18h30 à 0h30.
3. Fazendinha Floripa
A Fazendinha Floripa é um complexo gastronômico em meio à natureza e conta com dois restaurantes temáticos, além de bar e cafeteria. A ambientação geral, como o próprio nome indica, é como o de uma fazenda. Os ambientes internos são integrados e combinam uma decoração rústica e sofisticada.
Os clientes – que são chamados carinhosamente de fazendeiros – entram pela loja do complexo, passam pelo restaurante italiano, pelo bar e chegam ao Bem Brazza, o outro temático, especialista em parrilla. Do lado de fora, ainda há uma cafeteria que prepara bebidas com grãos cultivados na Serra da Mantiqueira.
Para completar, o lado de fora desse complexo de restaurantes temáticos é cercado pela Mata Atlântica, tem horta com temperos e uma área com animais. Ovelhas, coelhos, mini cabras, entre outros ficam soltos pelo espaço, dando o clima de uma verdadeira fazendinha.
Fora isso tudo, o empreendimento conta com um bem equipado espaço kids, incluindo brinquedos com água para o calorão de Florianópolis. Os animais de estimação também são bem-vindos por lá, desde que presos a guias.
Endereço: Rodovia José Carlos Daux, 11198.
Horário: quarta-feira a segunda-feira, das 11h às 18h.
Entrada: R$ 9 (crianças de dois a 12 anos). Crianças com deficiência e adultos não pagam.
4. Contém Ovo
Um dos mais inusitados restaurantes temáticos de Florianópolis, este não tem um país, região ou fantasia como tema. O protagonista ali é um alimento. Como o nome indica, toda e qualquer opção do cardápio contém ovo.
Entra na lista uma diversidade de sanduíches com diferentes pães, molhos e acompanhamentos com ovos mexidos, fritos ou cozidos. O famoso “Ovos Benedict” ganha sua versão descomplicada, servido em um pote (como um poke) com variados acompanhamentos.
Tem também burritos feitos com massa de ovos mexidos, a tradicional e gaúcha ambrosia (doce de ovos) e pasmem: até a salada de frutas e o café levam ovos. Neste caso, uma espuma de gema.
A decoração do pequeno espaço – que fica no Mercadão de Coqueiros, bairro continental de Florianópolis – não poderia ser diferente: amarela e com ovo das banquetas ao teto. Definitivamente, se você gosta de ovo, coloque no seu roteiro de restaurantes temáticos em Florianópolis mais esse.
Endereço: Avenida Engenheiro Max de Souza, 843 – Coqueiros – Mercadão de Coqueiros.
Horário: de segunda-feira a sábado, das 8h às 20h30; domingo, das 8h às 19h.
5. Imbuiá Raízes do Brasil
O Brasil inteiro – de Norte a Sul, de Sudeste a Centro-Oeste – se encontra neste restaurante temático repleto de brasilidades em São José, na Grande Florianópolis. A missão do estabelecimento é trazer para seus pratos ingredientes de diversas regiões do país e transformá-los em experiência afetiva.
O cardápio da casa é uma riqueza sem fim. Tem caldinho de feijão, chips de banana da terra e carne de onça – patrimônio cultural imaterial de Curitiba – como entrada. Para petiscar tem acarajé, pastel de massa caseira, dadinho de tapioca e bolinho de aipim com linguiça Blumenau, quiabo e queijo colonial.
Como pratos principais, o menu traz a famosa carne frescal da Serra catarinense, camarão na moranga e moqueca. Até posta de Pirarucu, um peixe amazônico, flambado na cachaça, é possível experimentar neste que é mais um dos restaurantes temáticos da região.
A carta de drinks tem um de bergamota – o lagarteando – que homenageia os gaúchos, já a sobremesa João e Maria faz uma releitura bem elaborada do tradicional queijo com goiabada, além de outras.
O ambiente não deixa para menos e é bem decorado com plantas, chapéus de palha e artefatos de vime. De quinta-feira a sábado tem música ao vivo e o repertório é composto por muita MPB, samba, bossa nova, entre outros gêneros brasileiros.
Endereço: Rua Adhemar da Silva, 1100 – Kobrasol, São José
Horário: de terça-feira a sábado, das 18h à 1h.