Números: A matemática do Figueirense para sonhar com a classificação na Série C

As chances do Figueirense na Série C do Brasileirão não acabaram, o time tem 21% de probabilidade conseguir a classificação ao quadrangular final, de acordo com o site Chance de Gol. Porém, a matemática só irá dar saldo positivo se o time adicionar mais uma vitória no sábado, contra o Volta Redonda, às 17h.

Figueirense tem a matemática nas mãos e precisa vencer para ter alguma chance

Time alvinegro tem que buscar a vitória e torcer por resultados – Foto: Patrick Floriani/FFC/ND

Somar três pontos é a primeira equação que o Alvinegro precisa executar para terminar a primeira fase no positivo. São quatro times brigando pelas duas últimas vagas para continuar na competição.

Mesmo com o menor percentual de chance em comparação com as outras equipes, o Figueirense tem de fazer o seu dever na rodada, que é ganhar fora de casa, e torcer por alguns resultados paralelos para terminar na 7ª ou 8ª colocação.

Caso não some três pontos em Volta Redonda, um empate ou derrota no Estádio da Cidadania, é guardar a chuteira no armário e aguardar o início da disputa da Copa SC a partir de 8 de setembro.

Alvinegro do técnico João Burse tem a missão de quebrar tabu na partida diante do Floresta, no Ceará – Foto: Patrick Floriani/FFC

Técnico do Figueirense, João Burse fechou todos os treinamentos da semana – nenhum teve ou terá a presença da imprensa. Na entrevista após o empate com o São José, ele comentou:

“A gente tem que fazer nossa parte. Uma semana de excelência novamente. Fomos punidos por situações que criamos e não soubemos aproveitar. Sabemos que não dependemos da gente, mas a nossa parte temos que fazer. Trabalhar bastante e buscar a vitória lá (no Rio de Janeiro)”.

O que tem de novo no Figueirense

O Figueirense que é obrigado a vencer o Volta Redonda terá a volta de três titulares absolutos: os zagueiros Thomás Kayck e Genílson e o atacante Guilherme Pato, trio que ficou de fora da partida contra o São José por causa do terceiro cartão amarelo.

Com isso, Ruan Levine perde a vaga no ataque, que deve contar com Pato, Bruno Michel e Jefinho, e a defesa tem as saídas de Tiago Barbosa e Rafael Ribeiro.

Muita chuva e nada de gols no Orlando Scarpelli – Foto: Patrick Floriani/FFC/ND

Cenário 1

  • Figueirense vence: o que precisa?
  • Londrina e Náutico empatar o jogo entre eles
  • Remo não vencer o São José, no máximo um empate basta

Cenário 2

  • Figueirense e Remo vencem: o que precisa?
  • A partida entre Londrina e Náutico terá que terminar empatada

Cenário 3

  • Figueirense e Londrina ou Náutico vencem: o que precisa?
  • Remo não pode vencer o São José

Pior cenário

  • O Figueirense empata ou perde para o Volta Redonda, com isso ‘ganha’ uma vaga efetiva na Série C de 2025.

Probabilidade de classificação

  • Londrina 70,5%
  • Remo 65,8%
  • Náutico 42,1%
  • Figueirense 21,6%

Classificação da Série C

Standings provided by Sofascore
Adicionar aos favoritos o Link permanente.