Sabesp realizará testes com fumaça e corante para identificar ligações irregulares no litoral de SP


Testes e inspeções serão nas redes de esgoto de Itanhaém e Guarujá (SP). Sabesp vai realizar testes com fumaça e corante em busca de vazamentos na Baixada Santista
Arquivo/AT
A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) fará testes e inspeções nas redes de esgoto de Itanhaém e Guarujá, no litoral de São Paulo, a partir desta terça-feira (14). O objetivo é identificar ligações clandestinas de despejo de água pluvial nos sistemas operados pela Sabesp.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.
Segundo a companhia, o litoral de São Paulo tem baixa cobertura de rede de drenagem e, por isso, a ocorrência de conexões irregulares é alta. Desta forma, a água das chuvas entra em excesso na rede de esgoto, podendo provocar vazamentos nas ruas.
“A Sabesp conta com equipes de prontidão que realizam os reparos rapidamente, mas também busca atuar em parceria com as prefeituras para contribuir na busca por uma solução”, disse a companhia, em nota.
Inspeções
A Sabesp irá usar um método chamado “teste de fumaça” para identificar as conexões irregulares. Segundo a companhia, será liberada uma fumaça [inofensiva à saúde] para inflar os poços de visita, conhecidos como bueiros.
Desta forma, a fumaça poderá aparecer em pontos como ralos, pias, tanques e caixas de inspeção, indicando possíveis problemas nas instalações, como uma ligação incorreta da rede de esgoto com a rede de águas pluviais.
Além do teste de fumaça, os técnicos aplicarão um corante para complementar o diagnóstico e ajudar a identificar possíveis falhas nas tubulações de esgoto das residências.
De acordo com a Sabesp, o corante também não oferece riscos à saúde e será despejado diretamente no vaso sanitário, pias e caixas de inspeção, possibilitando o rastreamento da água colorida pelas redes de esgoto.
Ambos os testes são gratuitos e serão conduzidos por técnicos especializados da Sabesp, que irão realizar vistorias em garagens, quintais e ao longo das ruas, procurando sinais de fumaça. Além disso, os moradores que perceberem a presença de fumaça nas casas também deverão avisar algum dos técnicos que estarão acompanhando a ação.
Em casos de vazamentos identificados, a Sabesp vai elaborar um relatório e orientará a população sobre os reparos necessários, formalizando situações junto à prefeitura.
Veja detalhes:
A fumaça e o corante utilizados nos testes são inofensivas à saúde de pessoas e animais;
O corante não mancha a roupa;
O uso dos banheiros e das atividades diárias, como lavar roupas e louças, não serão interrompidas pelo teste de fumaça;
O sistema de esgoto continuará funcionando normalmente, sem qualquer interferência;
Se a fumaça aparecer dentro de sua residência, abra as janelas e avise um técnico da Sabesp.
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos
Adicionar aos favoritos o Link permanente.