O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2025 em Minas Gerais será cobrado a partir de fevereiro, em até três parcelas mensais. Trânsito na Avenida Rondon Pacheco, em Uberlândia
g1
O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2025 em Minas Gerais será cobrado a partir de fevereiro, em até três parcelas mensais — e não mais em janeiro, como era feito em anos anteriores. Veja o calendário completo mais abaixo.
Segundo a Secretaria de Fazenda (SEF), a frota tributável em Uberlândia é 425.280 veículos, cuja arrecadação é de R$ 564,3 milhões com o imposto. Trata-se de um aumento de cerca de R$ 63 milhões em relação ao valor de 2024.
🔔 Receba no WhatsApp as notícias do Triângulo e região
Novo calendário
📘💲 O projeto de lei que adiou o pagamento do IPVA para fevereiro foi aprovado em segundo turno na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e sancionado pelo governador Romeu Zema (Novo) em dezembro de 2024.
A escala de vencimentos da primeira parcela ou pagamento em cota única do IPVA 2025 vai de 3 a 7 de fevereiro, conforme o final da placa do veículo (veja tabela abaixo). A opção pela cota única dá desconto de 3% sobre o valor do imposto.
🚗 Veja as datas de pagamento abaixo:
Vencimentos do IPVA 2025
IPTU 2025: Paulo Sérgio pede alteração de lei que regulamenta cobrança do imposto em Uberlândia
Prefeitura de Uberlândia tem 90 dias para expandir oferta de tratamento para doenças renais
Descontos
O proprietário que pagou em dia todos os débitos do automóvel nos anos de 2024 e 2023 ainda terá, automaticamente, uma dedução extra de 3% do programa “Bom Pagador”.
No estado, o tributo é calculado aplicando sobre a base de cálculo as seguintes alíquotas:
4% – Automóveis, veículos de uso misto e utilitários, caminhonetes cabine estendida e dupla.
3% – Caminhonetes de carga (pick-ups) e furgão.
2% – Automóveis, veículos de uso misto e utilitários com autorização para transporte público (ex: táxi, escolar) comprovada mediante registro no órgão de trânsito na categoria aluguel.
2% – Motocicletas e similares.
1% – Veículos de locadoras (pessoa jurídica).
1% – Ônibus, micro ônibus, caminhão, caminhão trator.
Valores
A consulta do valor do imposto pode ser feita por meio do número do Renavam do veículo, no site da SEF-MG ou no LigMinas pelo telefone 155, válido para todo o estado de Minas Gerais. Se o carro for novo, a base de cálculo é o preço que consta na nota fiscal de venda. Por outro lado, se for usado, a referência é a tabela Fipe do fim do ano anterior ao da cobrança.
Já o pagamento deve ser efetuado diretamente nos terminais de autoatendimento ou guichês dos agentes arrecadadores autorizados, como os bancos Bradesco, Sicoob, Mercantil do Brasil, Caixa Econômica Federal, Casas Lotéricas, Mais BB e Santander.
Desde março do ano passado, o IPVA em Minas Gerais pode ser pago via Pix, bastando ao contribuinte ter conta em qualquer instituição financeira ou banco digital.
📲 Siga o g1 Triângulo no Instagram, Facebook e X
VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas