Anderson da Silva venceu na categoria “Matemática, Probabilidade e Estatística”. Livro “Estatística Decodificada” foi publicado em 2023. Anderson da Silva, professor de Goiás que ganhou o Prêmio Jabuti Acadêmico
Arquivo pessoal/Anderson da Silva
Anderson da Silva, professor de Estatística do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) no campus Urutaí, no sudoeste do estado, ganhou o Prêmio Jabuti Acadêmico. O reconhecimento veio pelo seu livro “Estatística Decodificada”, publicado em 2023.
✅ Clique e siga o canal do g1 GO no WhatsApp
O professor de 37 anos venceu na categoria “Matemática, Probabilidade e Estatística”. O livro, publicado pela editora Blucher, busca tornar a estatística mais moderna e interativa para estudantes e pesquisadores.
LEIA TAMBÉM
CHIP: Pesquisador da UFG ganha prêmio internacional ao desenvolver chip que simula órgãos humanos
ENSINO: Professora goiana ganha prêmio nacional com projeto que ensina alunos a se protegerem de abusos sexuais
CÉLULAS-TRONCO: Mestranda da UFG ganha prêmio internacional por projeto com células-tronco para substituir testes em animais
Em entrevista ao g1, o professor explicou que a publicação tem duas principais intenções: reduzir o receio comum que os alunos têm da estatística e trazer um apelo computacional ao ensino. Em vez de se basear apenas em fórmulas matemáticas, o livro foca na verificação computacional dos métodos e resultados, tornando o aprendizado mais interativo.
O prêmio foi anunciado em 6 de agosto de 2024 durante uma cerimônia no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo. Anderson da Silva afirmou que o prêmio não apenas valida seu trabalho, mas também reforça a importância da valorização da ciência.
“A comunidade científica busca e precisa de reconhecimento. Professores, pesquisadores e técnicos precisam de validação e reconhecimento pelo trabalho que realizam”, afirmou.
Para Anderson, o reconhecimento possibilita muitas oportunidades acadêmicas. “O reconhecimento abre oportunidades para convites a cursos e palestras, parcerias em projetos de pesquisa, ensino e extensão, além de ampliar o networking científico de forma geral. Esse tipo de networking tem um impacto significativo na comunidade acadêmica e gera ciência”, concluiu o professor.
Prêmio Jabuti Acadêmico
O Prêmio Jabuti, o principal reconhecimento literário do Brasil, celebra talentos nacionais e suas obras há décadas. Segundo a organização, com o crescimento da produção acadêmica no Brasil, surgiu a necessidade de um prêmio dedicado às contribuições significativas nas áreas científicas, técnicas e profissionais.
Para preencher essa lacuna, foi criado o Prêmio Jabuti Acadêmico, apoiado pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e pela Academia Brasileira de Ciências (ABC). Esta premiação, que está em sua primeira edição, visa reconhecer e enaltecer as produções acadêmicas e científicas, além de destacar o valor das obras que vão além do campo literário.
📱 Veja outras notícias da região no g1 Goiás.
VÍDEOS: últimas notícias de Goiás