![](https://static.ndmais.com.br/2024/09/cortada-de-la-cruz-extraditado-para-os-estados-unidos.jpg)
Na última quinta-feira (19), o ex-jogador Rolan De la Cruz Biojó foi extraditado para os Estados Unidos após acusações de tráfico de drogas e formação de quadrilha. Após análise das provas coletadas, a juíza colombiana Myriam Ávila Roldán foi favorável ao pedido de extradição do atleta.
Na mira de uma operação conjunta entre a Diretoria Especializada Contra o Tráfico de Drogas da Procuradoria Geral da Nação da Colômbia, o DEA (Drug Enforcement Administration) e a Força-Tarefa Conjunta de Estabilização e Consolidação Hercules, De la Cruz foi capturado em 6 de outubro de 2023, em Tumaco, no departamento de Nariño, na Colômbia.
![De La Cruz será extraditado para os EUA por tráfico](https://static.ndmais.com.br/2024/09/cortadak2xogsupw5acbf7lu527v74sza-533x800.jpg)
De La Cruz será extraditado para os EUA por tráfico – Foto: Reprodução/Corte Suprema de Justicia/ND
A cidade colombiana é conhecida pela alta produção de drogas e ocorrências de tráfico. Também tem um histórico recorrente de captura e extradição de envolvidos em casos de tráficos nos últimos anos.
Quem é De La Cruz?
Reconhecido pelos fãs de futebol como um ex-jogador que teve boa passagem por clubes colombianos, como América de Cali, Santa Fé e América, Rolan De la Cruz Biojó chegou a obter nacionalidade da Guiné-Equatorial, onde foi destaque atuando pela seleção nacional, após classificar a equipe para as quartas de final da Taça das Nações Africanas de 2012.
Após o bom desempenho no esporte, De la cruz começou a se envolver no gerenciamento de rotas de tráfico para os Estados Unidos e no transporte de cocaína e outros entorpecentes.
![De la Cruz é capturado e será extraditado para os Estados Unidos](https://static.ndmais.com.br/2024/09/cortada-de-la-cruz-extraditado-para-os-estados-unidos-800x579.jpg)
De la Cruz é capturado e será extraditado para os Estados Unidos – Foto: Reprodução/Internet/ND
As autoridades o identificam como um dos principais traficantes de drogas da região de Nariño, por esse motivo foi realizada uma cooperação internacional em busca de sua captura e detenção.
A extradição de De La Cruz para os Estados Unidos visa um passo importante na ruptura das redes de tráfico de drogas na região e no enfrentamento ao crime organizado.