
Em vendas globais, a BYD já acumula dois trimestres de vendas superiores aos carros comercializados pela Tesla. De janeiro a março de 2024, foram 336.681 unidades da Tesla vendidas, contra 416.388 modelos da rival chinesa. BYD Dolphin GS
divulgação/BYD
A BYD vendeu mais veículos elétricos na Europa do que a Tesla pela primeira vez, de acordo com levantamento da empresa de análise de mercado Jato Dynamics.
Foram 7.231 carros totalmente elétricos da BYD vendidos na Europa em abril, enquanto a Tesla marcou 7.165 unidades emplacadas, informou a companhia de pesquisa de mercado — assim, a BYD ultrapassou a Tesla em 0,92% no período.
“Este é um momento decisivo para o mercado de automóveis da Europa, especialmente quando você considera que a Tesla liderou o mercado europeu de BEV por anos, enquanto a BYD só iniciou oficialmente as operações além da Noruega e da Holanda no final de 2022”, disse o analista global da Jato Dynamics, Felipe Muñoz.
A demanda por veículos elétricos na Europa permanece estável. Os licenciamentos de carros movidos exclusivamente a bateria (BEV) aumentaram 28% em abril em relação ao ano passado, em grande parte impulsionados pelas marcas chinesas de automóveis.
Apesar da imposição de tarifas pela União Europeia sobre os veículos elétricos fabricados na China, os emplacamentos desses carros aumentaram 59% no mês em relação ao ano anterior, enquanto as montadoras da Europa, Japão, Coreia do Sul e Estados Unidos registraram um crescimento de 26%.
LEIA MAIS
Tesla vendeu carros que Musk disse que seriam usados como táxis-robôs
Vendas da Tesla registram queda de 36% em março na União Europeia
Lucro da Tesla tem queda de 71% no 1º trimestre, após adesão de Elon Musk à política
BYD vem superando a Tesla
Antes de superar a rival americana em vendas na Europa pela primeira vez, a BYD já tem no bolso algumas vitórias contra a Tesla.
Recentemente a BYD ultrapassou a Tesla em veículos elétricos pelo segundo trimestre seguido. Entre janeiro e março deste ano, a marca dos Estados Unidos vendeu 336.681 veículos em todo o mundo, contra 416.388 unidades fabricadas pela BYD.
A Tesla não vende seus carros diretamente no Brasil, mas as importações existem. No primeiro trimestre deste ano foram dois veículos da marca trazidos para o nosso país, contra 21.685 emplacamentos de modelos da BYD, segundo dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE).
Fraca demanda da Tesla
A montadora norte-americana teve a primeira queda de vendas anuais no ano passado e analistas esperam outra queda este ano, após um declínio de 13% no primeiro trimestre. Na Europa, a retração é ainda maior.
Nos primeiros três meses de 2024, 36.167 emplacamentos de carros da Tesla foram registrados na União Europeia, uma queda de 45% na comparação com os 65.774 do mesmo período em 2024, segundo os dados da ACEA.
Musk disse no início desta semana que a Tesla já havia recuperado as vendas, e que a demanda era forte em outras regiões além da Europa.
As opiniões políticas de Musk provocaram ondas de protestos contra a Tesla nos EUA e na Europa, levando a uma queda nas vendas da marca.
Além disso, as paradas de produção para preparar as fábricas da Tesla para a produção do crossover Model Y redesenhado causaram uma queda montagem e nas vendas de veículos da empresa no primeiro trimestre.
Analistas também atribuíram a queda nas vendas ao fato dos clientes estarem esperando que as versões mais baratas do novo Model Y, o veículo mais vendido da Tesla, se tornem mais amplamente disponíveis.