CNU 2025: com adesão inédita do INSS, ‘Enem dos Concursos’ terá recorde de 3.652 vagas

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) confirmou a participação na segunda edição do CNU

CNU 2025: com adesão inédita do INSS, ‘Enem dos Concursos’ terá recorde de 3.652 vagas – Foto: Freepik/Reprodução/ND

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) confirmou participação na segunda edição do CNU (Concurso Público Nacional Unificado), ampliando a oferta de vagas para quem sonha com uma carreira pública.

Com a adesão, o total de oportunidades sobe para 3.652, reforçando o compromisso do governo federal com a democratização do acesso ao serviço público e a modernização dos processos seletivos.

CNU 2025: com adesão inédita do INSS

O INSS é o 36º órgão da administração pública federal a confirmar participação no CNU. A inclusão foi anunciada na terça-feira (19) pelo MGI (Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos).

A segunda edição do concurso traz uma nova configuração de participantes em relação à primeira rodada, realizada em 2024. Com a adesão do instituto, o número de vagas oferecidas saltou de 3.352 para 3.652.

Todas as 300 novas oportunidades são para o cargo de analista do seguro social, função de nível superior vinculada ao Ministério da Previdência Social.

Vagas ampliadas e novas carreiras

Entre as mais de 3,6 mil vagas, o governo também incluiu novas carreiras transversais: analista técnico de justiça e defesa, com 250 vagas, e analista técnico de desenvolvimento socioeconômico, com outras 250.

A maior parte das vagas será para provimento imediato, mas o edital também prevê uma parcela reservada para preenchimento em curto prazo, conforme necessidade dos órgãos.

CNU 2025: com adesão inédita do INSS, 'Enem dos Concursos' terá recorde de 3.652 vagas

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) confirmou a participação na segunda edição do CNU – Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Banca organizadora ainda será definida

O Ministério da Gestão já iniciou o processo de escolha da banca organizadora, por meio de chamamento público com dispensa de licitação. O modelo é o mesmo utilizado na primeira edição do CNU, quando a Fundação Cesgranrio foi a responsável pela realização das provas.

As empresas interessadas devem apresentar propostas para organizar e aplicar as provas em todo o país. A previsão é que o nome da nova banca seja divulgado nas próximas semanas.

Edital em julho e provas em duas etapas

A expectativa é que o edital do CNU 2 seja publicado no início de julho, junto com a abertura das inscrições. As provas serão realizadas em duas etapas, previstas para outubro e dezembro de 2025.

Somente os candidatos aprovados na primeira fase, composta por prova objetiva, poderão participar da segunda etapa, que será uma prova discursiva.

Cronograma previsto do CNU 2:

  • Edital e inscrições: julho de 2025
  • Prova objetiva: 5 de outubro de 2025
  • Prova discursiva: 7 de dezembro de 2025
  • Resultado: fevereiro de 2026

Acesso democrático ao serviço público

O CNU 2 mantém o modelo descentralizado e democrático da primeira edição, com aplicação de provas em 228 cidades espalhadas pelas cinco regiões do país.

Segundo o MGI, o formato por blocos temáticos garante que candidatos possam disputar vagas compatíveis com suas formações e áreas de interesse, otimizando o processo de seleção.

A adesão do INSS fortalece o projeto de transformar o CNU em uma política permanente de ingresso no serviço público federal, com foco na eficiência, transparência e ampliação de oportunidades.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.