
Guida Aquino participou de encontro de reitores e reitoras da Rede de Universidades para o Cuidado da Casa Comum em setembro de 2023. Papa Francisco morreu na manhã desta segunda-feira (21) no Vaticano. Guida Aquino participou de visita com gestores ao pontífice em setembro de 2023
Arquivo pessoal
Após a morte do papa Francisco na madrugada desta segunda-feira (21), lideranças públicas de todo o planeta têm relembrado a trajetória do líder da Igreja Católica e compartilhado suas experiências com ele. Foi o caso da reitora da Universidade Federal do Acre (Ufac), Guida Aquino, que esteve com ele em setembro de 2023 durante um encontro de reitores e reitoras da Rede de Universidades para o Cuidado da Casa Comum.
📲 Participe do canal do g1 AC no WhatsApp
Jorge Mario Bergoglio morreu aos 88 anos às 2h35 pelo horário de Brasília, 7h35 pelo horário local. As informações foram confirmadas pelo Vaticano, que ainda não deu detalhes sobre a causa da morte. Ele se recuperava de uma pneumonia nos dois pulmões após ter ficado internado por 38 dias.
O grupo também se reuniu com o pontífice, que pediu aos gestores uma formação humanista dos estudantes. Na manhã desta segunda, Guida publicou uma foto do encontro.
“Hoje acordamos com a triste notícia do falecimento do nosso querido Papa Francisco, que foi um verdadeiro pastor que caminhou com muita humildade, coragem e compaixão ao lado dos que mais precisavam”, disse à Rede Amazônica Acre.
COBERTURA DO g1:
AO VIVO: Acompanhe a repercussão da morte do papa
CONFIRA: 7 frases do papa Francisco que ajudam a explicar sua vida e papado
BEM-HUMORADO, FÃ DE FUTEBOL, 1º PAPA LATINO-AMERICANO: conheça a trajetória de Francisco
Guida Aquino, reitora da Ufac: “Espero, do fundo do meu coração, que o legado do nosso papa continue a inspirar a humanidade”
Arquivo pessoal
O evento que também contou com colaboração do Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras, que reúne mais de 200 instituições.
Além do encontro com o papa, a conferência discutiu sobre desafios globais, como mudanças climáticas, biodiversidade, desemprego, migração e tecnologia.
Initial plugin text
Ainda conforme a reitora, o papa aproveitou o encontro para pedir aos gestores uma formação humanista dos estudantes e um diálogo fraterno.
“Nesse evento, nos proporcionou uma mobilização para a busca do diálogo, ações e propostas em relação à crise ambiental, social, econômica e cultural. E naquele momento, o Papa Francisco nos convidou a todos os reitores e reitoras das universidades a promoverem uma formação dos nossos estudantes com valores humanistas e também um diálogo fraterno. E eu espero, do fundo do meu coração, que o legado do nosso Papa continue a inspirar a humanidade a buscar sempre o bem, a fraternidade e a esperança”, acrescentou.
‘Deus é brasileiro’, ‘eis-me aqui’… mensagens do papa Francisco
Repercussão
Padre Mássimo conheceu o papa Francisco em 2017 após mandar carta ao pontífice; encontro ocorreu no Vaticano
Arquivo pessoal
“Realmente eu senti uma sintonia extremamente grande com o papa Francisco e eu não posso me esquecer daquele momento histórico na minha vida”.
Este é o relato do padre Mássimo Lombardi, que atua na Área Missionária da Cidade do Povo, no Segundo Distrito de Rio Branco, ao relembrar o momento em que teve a oportunidade de se encontrar com o Papa Francisco em uma missa no Vaticano, há mais de sete anos.
O encontro entre Mássimo e Francisco ocorreu em 2017, quando o padre passava férias na Itália, país onde nasceu. Mássimo, então, foi recebido pelo pontífice na Casa Santa Marta, residência onde o papa morava, logo após uma missa o qual foi convidado a participar.
Ele relembra o momento em que enviou uma carta ao papa e, dois dias depois, recebeu uma ligação do secretariado de Francisco.
“Enviei uma cartinha para ele e o secretário dele me respondeu por telefone. Então, eu aguardei, depois da missa, e a gente se encontrou. Ele perguntou sobre o meu trabalho no Acre e eu já estava trabalhando na Cidade do Povo. Ele quis saber como era a vida das famílias neste novo conjunto habitacional e depois me lembrou do próximo sínodo sobre a Amazônia que ele já estava preparando com a equipe dele. Então, ele desejou que este encontro, este sínodo sobre a Amazônia, tivesse bom êxito para o futuro mesmo da favela”, contou à CBN Amazônia Rio Branco.
Sobre o abraço dado em Francisco, o padre rememorou que ocorreu de forma espontânea. “Geralmente as outras pessoas que se aproximavam dele, que beijava a mão dele, ele não queria que beijasse a mão dele, outros apertavam a mão dele, mas eu tive um impulso espontâneo de abraçá-lo, sabe, porque ele me abraçou”, disse, emocionado.
Como legado de Francisco, o padre Mássimo contou que os ideais do papa são ideais de Jesus e que foram, inclusive, vivenciados por São Francisco de Assis, santo que inspirou o nome do pontífice.
“A simplicidade com que eu consegui me apresentar a ele, eu só escrevi uma cartinha ao Papa Francisco […] foi realmente uma alegria e uma emoção extremamente grande. Eu percebi realmente que a simpatia com ele era grande demais. A maneira com que ele se comunicava com as pessoas, era de uma extrema humildade. Inclusive, a gente sabe que ele sempre esteve ao lado do povo — ele dizia: ‘sinta o cheiro do povo, vocês que são sacerdotes e evangelizadores'”, complementou.
Diocese de Rio Branco emite nota de pesar
O bispo da Diocese de Rio Branco, Dom Joaquín Pertiñez, emitiu nesta segunda-feira (21) uma nota de pesar após a morte do papa Francisco, que ocupou o cargo máximo da Igreja Católica por 12 anos.
Em nota, o bispo Dom Joaquín pediu que, ‘desde o céu, continue a sustentar a Igreja com sua intercessão’.
“Pedimos que nos unamos em oração pela alma do Papa Francisco e pela Igreja Católica. Que a ressurreição de Jesus Cristo traga consolo e esperança para todos nós”, complementou.
Dom Joaquín Pertiñez, bispo da Diocese de Rio Branco, em entrevista coletiva sobre a morte do papa Francisco
Júnior Andrade/Rede Amazônica
Francisco será enterrado na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma, em vez da Basílica de São Pedro, no Vaticano. A última vez que isso aconteceu foi em 1903, com o enterro do papa Leão XIII.
O sino da Basílica de São Pedro, no Vaticano, tocou para anunciar a morte do papa nesta manhã diante de turistas e peregrinos que expressavam choque e tristeza com a notícia neste feriado da Páscoa, segundo a agência de notícias Reuters.
Nota de pesar do presidente Lula pela morte do papa Francisco
Papa Francisco
Nascido em 17 de dezembro de 1936 em Buenos Aires, na Argentina, Francisco foi o primeiro papa latino-americano da história. Ele também foi o primeiro pontífice da era moderna a assumir o papado após a renúncia do seu antecessor e, ainda, o primeiro jesuíta no posto.
À frente da Igreja Católica por quase 12 anos, Francisco foi o papa número 266. Em 13 de março de 2013, durante o segundo dia do conclave para eleger o substituto de Bento XVI, Bergoglio foi escolhido como o novo líder – inclusive contra a sua própria vontade, segundo ele mesmo admitiu.
“O Bispo de Roma, Francisco, retornou à casa do Pai. Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e de Sua Igreja. Ele nos ensinou a viver os valores do Evangelho com fidelidade, coragem e amor universal, especialmente em favor dos mais pobres e marginalizados. Com imensa gratidão por seu exemplo como verdadeiro discípulo do Senhor Jesus, recomendamos a alma do Papa Francisco ao infinito amor misericordioso do Deus Trino”, diz comunicado oficial emitido pela Santa Sé.
VÍDEOS: g1