
Ação da Polícia Civil ocorreu nesta segunda-feira (14). Mãe do jovem, de 15 anos, também foi detida em cumprimento de mandado por crimes de furto de tráfico de drogas. Caso foi apresentado na DIG de Limeira
Reprodução/ EPTV
Um adolescente, de 15 anos, que utilizava a plataforma Discord para maltratar animais, foi apreendido em operação da Polícia Civil com participação da Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Limeira. O jovem foi encontrado no Bairro Guainases, na Zona Leste de São Paulo (SP).
De acordo com informações da DIG, o adolescente é morador de Limeira e, por meio de transmissões ao vivo na plataforma digital Discord, torturava e matava gatos. As ações eram acompanhadas por espectadores online, que também solicitavam atos de tortura por meio do chat, segundo descreveu a polícia.
A investigação teve início após o Laboratório de Operações Cibernéticas receber a notícia de que usuários da plataforma Discord planejavam ataques a escolas por meio da caixa de conversas do aplicativo, segundo a polícia.
Receba no WhatsApp notícias da região de Piracicaba
No local das buscas, a polícia também apreendeu dois celulares. As equipes ainda cumpriram mandado de prisão preventiva contra a mãe do adolescente, por crimes de furto e tráfico de drogas.
“A partir de análise de grupos na plataforma Discord, a investigação desvelou uma comunidade focada em maus tratos de animais, em que, através de transmissão ao vivo, utilizam da tortura e posterior morte de seres sencientes para a diversão de expectadores, que também solicitam atos de tortura através do chat”, detalhou a polícia.
“Ainda, através de pesquisas em sistemas de investigação e de informações fornecidas pelo Google, foi possível desvelar um dos envolvidos nas atrocidades demonstradas contra um gatos, os quais foram torturados e sacrificados de maneira repugnante”, descreveu.
A operação integra ações da polícia em território nacional.
Discord: o que é a rede social usada para cometer crimes contra adolescentes?
Mas, afinal, o que é o Discord?
O Discord é uma plataforma de comunicação digital que permite que os usuários conversem por meio de mensagens de texto, voz e vídeo.
No Brasil, a rede social diz que só permite acesso para adolescentes a partir dos 13 anos.
O aplicativo é usado principalmente por adolescentes que querem jogar e conversar ao mesmo tempo, e, inclusive, foi desenvolvido com esse propósito.
Denúncias contra conteúdo criminoso no Discord aumentaram 272% no 1º trimestre de 2025
VÍDEOS: Tudo sobre Piracicaba e região
Veja mais notícias da região no g1 Piracicaba