
O deputado distrital Daniel Donizet (MDB) solicitou a revogação da autorização para participar da Animal Care Expo, evento internacional sobre cuidados animais e que ocorre de 15 a 18 de abril em Las Vegas, nos Estados Unidos. A confirmação foi publicada no Diário da Câmara Legislativa (CLDF) nesta segunda-feira (7).
Presidente da Comissão de Meio Ambiente da Casa, Daniel é defensor das causas animais dentro do Legislativo local e, por isso, foi um dos convidados para o evento internacional.
Contudo, ele decidiu abrir mão da missão oficial — que contava com passagens e diárias custeadas pela CLDF — após receber e acatar a recomendação médica de afastamento temporário das atividades legislativas para tratar da própria saúde mental.
O pedido de licença médica, protocolado no dia 4 de abril, cobre o período de 31 de março a 14 de abril. No mesmo dia, Donizet também solicitou a revogação do Ato da Mesa Diretora nº 47/2025, que autorizava a viagem e o pedido foi atendido nesta segunda pela Mesa Diretora da Casa.
Procurado pela reportagem, o parlamentar afirmou que a decisão foi tomada com base em cuidados necessários à sua saúde, mas reiterou o comprometimento com a população do Distrito Federal sobre a bandeira da proteção animal.
“O deputado Daniel Donizet informa que, por recomendação médica, no último dia 4 de abril, se licenciou de suas atividades parlamentares por 15 dias para tratar de questões de saúde. No mesmo dia, o parlamentar pediu a revogação da autorização para viagem aos Estados Unidos, que aconteceria dentro do período licenciado. O deputado segue comprometido com seu trabalho e retornará em breve para continuar sua atuação em defesa da causa animal e da população do DF”, disse.
Apesar do afastamento formal, Donizet tem comparecido a reuniões e sessões da Casa sempre que possível (inclusive na CPI do Rio Melchior) — algo que é permitido pelo regimento da CLDF, mesmo durante o período de licença médica parlamentar.
No fim de março, o nome de Daniel Donizet foi envolvido em uma polêmica após a influenciadora Andressa Urach publicar um vídeo do parlamentar em um bar de Porto Alegre (RS). No relato dela, o deputado teria tentado se aproximar dela após ter se identificado como parlamentar. As imagens, contudo, não são conclusivas.
A gravação gerou repercussão nas redes sociais, mas, na época, Donizet negou qualquer conduta inadequada e disse ser defensor dos direitos das mulheres.
Segundo o parlamentar, ele não foi procurado por autoridades gaúchas para esclarecer o episódio relatado pela influenciadora de conteúdo adulto.
The post Após polêmica com influenciadora, deputado do DF cancela viagem aos EUA para tratar de saúde mental first appeared on GPS Brasília – Portal de Notícias do DF.