
Segundo a EDP, estimativa é de que o prejuízo seja de R$ 20 mil. Local foi alvo de operação nesta segunda-feira (31). Polícia e EDP flagraram furto de energia em Itaquaquecetuba
Divulgação/EDP
Uma operação policial flagrou um furto de energia elétrica em uma fábrica de plástico localizada no Jardim Viviane, em Itaquaquecetuba, nesta segunda-feira (31). A ação foi realizada em conjunto com a EDP, concessionária de energia elétrica do Alto Tietê.
✅ Clique para seguir o canal do g1 Mogi das Cruzes e Suzano no WhatsApp
Segundo a empresa, a estimativa é de que o prejuízo seja de R$ 20 mil. De acordo com o boletim de ocorrência, policiais foram até o local e um técnico da EDP alegou ter realizado uma vistoria de rotina no imóvel.
No local, ele constatou um “procedimento irregular” da chave de calibração, que estava aberta na “Fase C”. A prática ocasionava a não contabilização da energia que era consumida até aquele momento.
O proprietário estava no imóvel e acompanhou a inspeção. O homem foi preso, mas liberado após pagamento de fiança. Foi solicitado um exame pericial ao Instituto de Criminalística (IC).
Segundo a concessionária, o homem vai arcar com a cobrança de toda energia não faturada durante o período da irregularidade e o custo administrativo, conforme resolução da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
A operação foi realizada pela equipe da Delegacia de Polícia de Investigações Sobre Crimes Patrimoniais Contra Órgãos e Serviços Públicos (Deic).
Riscos e prejuízos
A EDP alerta que o furto de energia gera riscos para todos. De acordo com a concessionária, as fraudes são executadas de maneira amadora e sem condições de segurança. Além disso, provoca sobrecarga da rede elétrica, prejudicando a população com a falta de fornecimento nas residências e ruas e danos em equipamentos elétricos. Somente profissionais habilitados podem manusear a rede elétrica, conforme reforça a empresa.
Outro impacto causado pelo furto de energia é a queda na arrecadação de impostos. Eles são coletados através da conta de energia. O valor da arrecadação consiste em benefícios em aéras essencais, como saúde e educação.
Denúncias sobre ligações irregulares podem ser feitas pelos canais de atendimento, o telefone é o 0800 721 0123. Todos os canais de atendimento funcionam 24h.
Assista a mais notícias sobre o Alto Tietê