
Muitas criaturas desenvolvem defesas interessantes ao longo do tempo, mas poucas podem se gabar de uma arma letal como o besouro-bombardeiro.
O pequeno, porém, perigoso inseto de 3 centímetros, que vive em áreas úmidas de florestas e plantações, se destaca por lançar “bombas” químicas extremamente quentes quando se sente ameaçado.

O besouro-bombardeiro pode soltar bombas de ácido para se defender – Foto: Asknature.org/Reprodução/ND
Besouro-bombardeiro: o inseto que lança bombas de ácido
Para conseguir se defender, essa “catapulta viva” tem dois produtos químicos em seu abdômen, hidroquinonas e peróxido de hidrogênio, que, ao serem misturados em uma câmara especial, criam uma pequena explosão interna. O resultado? Um jato de líquido fervente que pode ultrapassar os 100 °C, causando sérios danos a predadores, inclusive aos humanos.
Embora o veneno seja mais letal para insetos menores, animais de médio porte também sentem a dor da ardente defesa do besouro-bombardeiro, sendo um excelente opção para se defender.
Segundo o portal Todo Noticias, essa bomba não deve causar muitos problemas para pessoas caso entre em contato com a pele, ocasionando apenas uma possível irritação. Entretanto, se a mistura química entrar em contato com os olhos humanos, pode causar cegueira temporária ou danos permanentes.
Essa incrível defesa pode ser vista em diversos ecossistemas ao redor do mundo, como florestas densas e áreas úmidas da América, Europa, África e Ásia. Além disso, o besouro é mestre em se esconder entre pedras, troncos e folhas caídas, dificultando ainda mais a sua detecção.

A “bomba” pode chegar a 100 graus °C – Foto: Pinterest/@permamath/ND
Bombardier Beetles spray boiling acid (212 degrees f) as a defence mechanism against predators pic.twitter.com/ODcs28864f
— Nature is Amazing
(@AMAZlNGNATURE) March 25, 2025