
Neste sábado (29), a secretária participará de um encontro na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Santarém, que contará com a presença de diversas autoridades e especialistas. Secretária da Mulher no Estado, Anete Pena de Carvalho, participou na tarde desta sexta-feira (28) de uma entrevista no Jornal Tapajós 1ª Edição, em Santarém
TV Tapajós
A secretária da Mulher no Estado, Anete Pena de Carvalho, participou na tarde desta sexta-feira (28) de uma entrevista no Jornal Tapajós 1ª edição, em Santarém, oeste do Pará. Anete Pena está na cidade para cumprir uma ampla agenda de reuniões e encontros sobre os direitos e a proteção das mulheres.
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
Durante a entrevista na TV Tapajós, Anete ressaltou a importância de momentos de diálogo e conscientização, enfatizando que: “é nesses encontros que podemos refletir e conscientizar todas as mulheres sobre seus direitos, sendo um ouvido ativo para suas demandas e posteriormente levando essas questões para a formulação de políticas públicas”.
A participação da OAB foi destacada pela secretária como essencial para ampliar o debate e sensibilizar não apenas mulheres, mas também toda a sociedade para o combate à violência.
“A violência institucional é uma realidade que muitas vezes passa despercebida. Quando a vítima perde a credibilidade na sua denúncia ou é revitimizada ao ter que repetir várias vezes o que aconteceu, isso também é uma forma de violência”, afirmou Anete.
A secretária também destacou a importância do programa “Eles por Elas”, que busca conscientizar os homens sobre a necessidade de combater padrões patriarcais enraizados na cultura. Segundo ela, o aumento das denúncias de violência contra a mulher pode indicar que mais mulheres estão se sentindo seguras para denunciar, graças a políticas de acolhimento e apoio.
Outro ponto abordado foi o “Protocolo Não se Calem”, iniciativa do Governo do Pará para capacitar espaços públicos a oferecer suporte imediato às mulheres que sofrem violência.
“É fundamental que as mulheres se sintam acolhidas e amparadas para denunciar”, reforçou.
A relação entre a OAB e a Secretaria da Mulher também foi discutida. Segundo Anete, a Câmara Técnica da Secretaria da Mulher conta com a participação da OAB, do Poder Judiciário e da sociedade civil, sendo um espaço de formulação de novas políticas públicas.
“Meu objetivo é continuar ocupando espaços e incentivando outras mulheres a fazerem o mesmo. Precisamos garantir que nossas vozes sejam ouvidas e que nossos direitos sejam respeitados durante todo o ano, e não apenas no mês de março”, finalizou.
VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região