
Uma misteriosa estrela, chamada Polaris ou estrela do Norte, e conhecida por servir como guia para navegadores e astrônomos, teve sua superfície revelada pelos cientistas do Centro de Astronomia de Alta Resolução Angular da Universidade do Estado da Georgia, nos Estados Unidos.

Primeira imagem da Polaris em alta definição captada pela NASA – Foto: NASA/Divulgação/ND
As imagens foram capturadas por telescópio e impacta muitos, pois mostra a superfície perfeita da Polaris, revelando detalhes nunca observados.
Nas imagens reveladas, a estrela possui manchas escuras, semelhantes às manchas solares. Além disso, foi confirmado que a Polaris faz parte de um sistema estelar triplo, é cinco vezes mais massiva que o Sol e tem um diâmetro 46 vezes maior.

Polaris é conhecida a milênios por auxiliar navegadores e astrônomos – Foto: Vito Technology/Divulgação/ND
Estrela é um ponto de referência para a navegação e a astronomia
Polaris, conhecida por sua posição quase fixa no céu em relação ao polo celeste norte, é a estrela mais brilhante da constelação da Ursa Menor. Por estar alinhada com o eixo de rotação da Terra, ela parece permanecer imóvel, enquanto as outras estrelas giram ao seu redor.

Imagem computadorizada da Polaris – Foto: Universidade do Estado da Georgia/Divulgação/ND
A diretora do projeto, Gail Schaefer, destacou a importância dessas descobertas para a compreensão das propriedades físicas de Polaris e seu papel na medição de distâncias cósmicas e na expansão do universo.
Com o objetivo de aprofundar o conhecimento sobre as manchas escuras e o comportamento da Polaris, os astrônomos planejam captar mais imagens de alta resolução no futuro.