
O município de Guaramirim firmou um convênio com Jaraguá do Sul para que seja fornecida água ao bairro Ilha da Figueira durante a crise hídrica enfrentada pela cidade. O acordo foi assinado na última quarta-feira (26), após aprovação da Câmara de Vereadores de Jaraguá.

Prefeitos assinaram acordo na última quarta (26) – Foto: Divulgação/ND
A Prefeitura de Guaramirim irá desembolsar o valor de R$ 2,58 por metro cúbico de água fornecido. O valor será pago ao Samae de Jaraguá do Sul, e não haverá alterações na fatura do consumidor final.
“Agradecemos à Câmara de Jaraguá do Sul, que aprovou o projeto rapidamente, possibilitando que, legalmente, pudéssemos atender nossa cidade coirmã. Nos próximos dias, com alguns ajustes em nossa rede, vamos abastecer com água tratada a Ilha da Figueira e trazer mais tranquilidade para Guaramirim”, afirmou o presidente do Samae, Onésimo Sell.
Guaramirim espera suprir a necessidade com o convênio
Segundo a Prefeitura, a produção do Samae para fornecer água ao bairro Ilha da Figueira será de oito litros por segundo. “Vamos comprar 5% de água tratada de Jaraguá do Sul, mais 5% de Schroeder e outros 15% vamos gerar com a ETA Móvel. São os 25% de produção que não conseguimos atender. É uma deficiência que nós temos há muito tempo na cidade”, aponta o prefeito, Adriano Zimmermann.
Além do convênio com Jaraguá do Sul, Guaramirim também busca um acordo com a Águas de Schroeder. A autorização ainda precisa votada nesta semana pela Câmara do Município