
O presidente dos EUA, Donald Trump, e o seu par ucraniano, Volodymyr Zelensky, discutiram nesta sexta-feira (28) durante um encontro na Casa Branca. O empresário recém-eleito líder da nação mais poderosa do mundo afirmou que Zelensky brinca com a possibilidade de uma “Terceira Guerra Mundial”. (Veja o vídeo abaixo)
A reunião foi transmitida ao vivo e haviam representantes da imprensa mundial no salão. Trump pressionou Zelensky a aceitar um acordo para encerrar a guerra entre Rússia e Ucrânia, iniciada em 2022.
Ao todo, os dois estiveram juntos por 45 minutos, mas nos últimos dez o clima esquentou. Zelensky chamou Putin de “assassino” e mostrou estar desconfiado da intenção do russo em parar o conflito.
O vice-presidente americano JD Vance disse: “Senhor Presidente, com todo o respeito. Acho desrespeitoso da sua parte vir ao Salão Oval e tentar debater isso diante da mídia americana”. Quando Zelensky tentou responder, Trump levantou a voz:
“Você está apostando com a vida de milhões de pessoas. Você está apostando com a Terceira Guerra Mundial. Você está apostando com a Terceira Guerra Mundial, e o que você está fazendo é muito desrespeitoso com este país, um país que te apoiou muito mais do que muitos disseram que deveria”, afirmou Trump a Zelensky.
Zelensky acusou Trump de não ser tão ríspido com Putin. “Não faça concessões a um assassino”, disse, em referência ao líder russo.

“Seu povo é muito corajoso, mas ou vocês fazem um acordo ou estamos fora. E se estivermos fora, vocês terão que lutar sozinhos”, disse Trump.
O depois
Trump fez um post na sua rede social, a TruthSocial, após o encontro e disse que Zelensky desrespeitou os EUA no Salão Oval e que poderá voltar quando estiver pronto para a paz.
Trump ainda espera assinar hoje um acordo com Zelensku para exploração de terras raras na Ucrânia. O território é rico em em minerais raros, e o lucro dessa exploração irá aos EUA em troca de segurança americana contra a Rússia.
Zelensky, por sua vez, afirmou que está “esperançoso de que o acordo de exploração será um passo à frente para a Ucrânia”, e que “quer discutir o que os EUA estão prontos para fazer pelo país”.
O presidente americano chamou o acordo de “bem justo” e um “grande compromisso” para os EUA.
A reunião acontece em meio às negociações entre EUA e Rússia para pôr fim à guerra. No entanto, países europeus criticam os EUA por excluírem a Ucrânia das conversas e não incluírem nenhum membro da União Europeia como mediador.
Nos últimos dias, a relação entre Trump e Zelensky já vinha se deteriorando. O líder ucraniano acusou Trump de se basear em desinformação russa, enquanto o presidente americano rebateu chamando Zelensky de “ditador sem eleições” e afirmando que, se não aceitar o acordo de minerais, pode perder o próprio país.