
Ao todo, foram furtadas as peças de 11 ônibus, na madrugada de quarta-feira (19). Polícia tenta identificar e localizar os suspeitos. Câmera registra criminosos furtando peças de ônibus do transporte público de Maringá
A Polícia Civil divulgou, nesta quinta-feira (20), imagens de câmeras internas dos ônibus do transporte público de Maringá, no norte do Paraná, que mostram a ação de criminosos que furtaram peças dos veículos. Assista ao vídeo acima.
✅ Siga o canal do g1 PR no WhatsApp
✅ Siga o canal do g1 PR no Telegram
O caso aconteceu na madrugada de quarta-feira (19), na garagem da empresa Transporte Coletivo Cidade Canção (TCCC). Ao todo, foram furtadas as peças de 11 ônibus, gerando um prejuízo de aproximadamente R$ 330 mil.
Conforme o advogado da empresa, Fabiano Moreira, as peças são módulos que ficam na parte interna do veículo e, sem elas, os ônibus não funcionam.
Segundo o delegado Laércio Fahur, as imagens não tinham sido divulgadas anteriormente, para não atrapalhar as investigações.
Nelas é possível observar o momento em que um homem entra no ônibus e, com uma ferramenta, tenta abrir um compartimento que fica acima do banco do motorista. É nesse local que os módulos são armazenados.
Até o momento, os suspeitos não foram identificados ou localizados. A suspeita é de que o furto tenha sido encomendado, devido a agilidade dos suspeitos, que pareciam saber exatamente o que queriam fazer, segundo Fahur.
O delegado ainda informou que três pessoas foram presas na semana passada, suspeitas de integrarem uma quadrilha especializada em furtos de módulos. Elas haviam furtado as peças de caminhões de uma empresa da região e já tinham praticado o mesmo furto em outras cidade.
Existe a suspeita de que os dois homens envolvidos no furto dos ônibus, também façam parte da mesma quadrilha, conforme Fahur.
Nesta quinta-feira (20), a Polícia Científica terminou de periciar os veículos.
Furto interferiu em linhas do transporte público
11 ônibus ficaram parado nesta quarta, por causa do furto das peças.
RPC
O furto fez com que a empresa tivesse que readequar algumas linhas do transporte público. O problema refletiu nas linhas 009 – Interbairros II, 414 – Hospital Municipal e 415 – Cidade Alta, que precisaram ser paralisadas durante a manhã.
À tarde, elas foram normalizadas e permanecem operando nesta quinta-feira. Um dos ônibus afetados era usado para levar pacientes da Associação Norte Paranaense de Reabilitação (ANPR) e, para manter o transporte, foi necessário colocar um micro-ônibus para fazer a linha.
Enquanto isso, conforme Moreira, a TCCC tenta adquirir novos equipamentos.
“Estamos dependendo da fabricante disponibilizar as peças. Os módulos são importados e depois que chegarem precisarão de programação específica para os ônibus. Ainda é difícil ter uma estimativa de quanto serão obtidos. Enquanto isso, foram realocados veículos reserva para que o serviço não seja prejudicado”, informou Moreira.
Motoristas descobriram o furto
O advogado da empresa contou que o furto foi descoberto pelos motoristas, logo que chegaram a garagem, por volta das 4h30. Eles tentaram ligar os ônibus, mas não conseguiram e notaram que os veículos estavam sem os módulos.
Por meio de imagens de câmeras internas dos ônibus, membros da empresa conseguiram verificar que o furto foi cometido por dois homens. Os suspeitos pularam o muro, cortaram o alambrado e depois entraram nos veículos.
Peças furtadas são módulos que ficam na parte interna dos ônibus.
RPC
LEIA TAMBÉM:
Nota Paraná: Consumidor ganhou 114 sorteios em 10 anos; veja quais são as probabilidades
Caloura: Aluna acha que não passou em Medicina, mas descobre aprovação após ser contatada por reportagem
Trânsito: Acidente entre ônibus e caminhões deixa 15 feridos na BR-376, no Paraná
VÍDEOS: Mais assistidos do g1 Paraná
Veja mais notícias em g1 Norte e Noroeste.