
A La Vaca Companhia de Artes Cênicas, reconhecida por sua trajetória de 16 anos em produções comprometidas com discussões urgentes para a sociedade brasileira, traz uma nova provocação aos palcos com o espetáculo “Revista Íntima”.
A peça será apresentada no Teatro Carmen Fossari, em Florianópolis, nos dias 24, 25 e 26 de outubro, com entrada gratuita.
O espetáculo é baseado no texto do dramaturgo catarinense Afonso Nilson e dirigido por Vicente Concilio, colaborador de longa data da companhia.
No elenco, Drica Santos e Milena Moraes dão vida à história que explora as complexas relações entre uma mãe, cuja filha cumpre pena de privação de liberdade, e uma policial penal.

A trama oferece um olhar surpreendente sobre o sistema prisional feminino e seus impactos nas vidas de mulheres dentro e fora das grades. – Foto: Cristiano Prim/ND
“O texto de Afonso Nilson aborda os efeitos da prisão nas vidas atingidas, direta ou indiretamente, pelo processo de encarceramento em massa, que transforma o Brasil no país com a 3ª maior população prisional do mundo”, destaca Renato Turnes, um dos responsáveis pela produção do espetáculo.
Em “Revista Íntima”, a direção de Vicente Concilio traz sua experiência adquirida em trabalhos anteriores como artista e pesquisador de processos teatrais em ambientes de privação de liberdade.
A proposta de direção traz decisões fundamentais no âmbito da representatividade do elenco, com o objetivo de investigar como a questão racial impacta os sentidos que o espetáculo pode construir para o público.
Milena, atriz que também assina a produção do projeto, destaca que a montagem invoca os papéis de mãe, filha e cuidadora.
Segundo ela, o encarceramento borra as individualidades das mulheres.
“Como atriz, me coloco à disposição para a conversa necessária sobre quais corpos ocupam o centro e quais são afastados para as margens, e para pensarmos juntas sobre um futuro em que a punição não seja o principal ponto de encontro entre mães e filhas”, destaca.
A peça também conta com a atriz Drica Santos, que já esteve no elenco de Ilusões, espetáculo dirigido por Fabio Salvatti e que marcou a comemoração de 10 anos da companhia.
“Um dos nossos desafios como atrizes, durante o processo de criação e de relação com as personagens em “Revista Íntima”, foi fugir do maniqueísmo e abordar nosso trabalho como forma de explicitar essa complexidade que tangencia a vida de mulheres (em suas diversidades) no contexto prisional”, completa.
“Revista Íntima”, com classificação de 16 anos e duração de uma hora, é resultado do projeto *Infiltração: Teatro e Encarceramento Feminino na Montagem do Texto Revista Íntima, contemplado pelo Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura 2023.
“Revista Íntima” acontece no Teatro Carmen Fossari
Endereço: na Rua Des. Vítor Lima, 117, bairro Trindade, em Florianópolis
Horário: 20h30 / Entrada: Gratuita
Data: 24, 25 e 26 de outubro.
*Na sexta-feira, 25, haverá audiodescrição, e no sábado, 26, intérprete de Libras. Os ingressos devem ser retirados no local, uma hora antes da apresentação.
Cia La Vaca
Criada por Milena Moraes e Renato Turnes em 2008, a La Vaca Companhia de Artes Cênicas consolidou-se como uma das principais companhias de teatro de Santa Catarina, com relevância crescente no cenário nacional.
Ficha Técnica de Revista Íntima
Texto: Afonso Nilson
Direção: Vicente Concilio
Elenco: Drica Santos e Milena Moraes
Conheça mais sobre a La Vaca Companhia de Artes Cênicas no site cialavaca.com e no Instagram @cialavaca.
Acesse o Clube ND e conheça a programação cultural da cidade e seus respectivos descontos.