Carnaval 2025: Amazonas reforça serviços e segurança com mais de 4,6 mil agentes


Além dos desfiles das escolas de samba, blocos de rua e o Carnaboi, o evento contará com reforço na segurança, ações de saúde e medidas de proteção social coordenadas por órgãos estaduais. Anúncio da programação oficial e ações integradas do Estado para o Carnaval na Floresta 2025
Secom
O Governo do Amazonas anunciou nesta terça-feira (18) a programação oficial e as ações integradas para o Carnaval na Floresta 2025, organizado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Além dos desfiles das escolas de samba, blocos de rua e o Carnaboi, o evento contará com reforço na segurança, ações de saúde e medidas de proteção social coordenadas por órgãos estaduais.
O secretário de Cultura, Caio André de Oliveira, afirmou que a meta é oferecer um dos melhores carnavais dos últimos tempos.
“Estamos dando o pontapé inicial para os festejos do Momo. Vamos brincar com responsabilidade e resgatar a alegria dos carnavais amazonenses”, disse.
Desfiles no Sambódromo
O tradicional desfile das escolas de samba terá novidades, como espaços instagramáveis e uma exposição em homenagem à atriz e porta-bandeira Ednelza Sahdo. A programação acontece nos dias 27 e 28 de fevereiro e 1º de março:
27/02 – Grupo de Acesso B
28/02 – Grupo de Acesso A, que disputa vaga no Grupo Especial em 2026
01/03 – Grupo Especial
Carnaboi e Carnaval do Povão
O Carnaboi, que mistura Carnaval e Festival de Parintins, será nos dias 7 e 8 de março no Studio 5, com transmissão ao vivo para a região Norte pela Rede Amazônica.
Já o Carnaval do Povão acontece de 7 a 9 de março na Alameda Alphaville, na confluência das zonas Norte e Leste. O evento terá blocos de rua e desfiles do grupo experimental.
Segurança reforçada
A operação carnavalesca contará com 4.600 agentes das Polícias Militar e Civil e do Corpo de Bombeiros. O Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) será ativado em 27 de fevereiro, e as Centrais Integradas de Fiscalização (CIFs) garantirão a legalidade dos eventos.
“O policiamento será reforçado no Sambódromo, nas bandas de rua e no interior do estado”, afirmou o secretário de Segurança, coronel Vinicius Almeida.
O Departamento de Trânsito (Detran-AM) intensificará ações da Lei Seca, e a Arsepam reforçará a fiscalização no transporte intermunicipal.
Ações sociais e de saúde
Equipes da Sejusc e Seas atuarão na proteção de mulheres, crianças e pessoas com deficiência, com abordagens educativas e um ponto de acolhimento no Sambódromo para vítimas de assédio.
Já a SES-AM montará um posto de atendimento no Sambódromo, em parceria com o Samu e a Vigilância Sanitária, e a FVS intensificará campanhas de prevenção de ISTs. O Hemoam promoverá o Bloco do Vampirão para incentivar doações de sangue.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.