A infusão que melhora a concentração e turbina o cérebro

Você conhece alguma técnica que melhora a concentração? Muitas vezes, ao buscar uma alimentação balanceada, as pessoas recorrem às infusões para incorporar vitaminas e nutrientes. Por isso, existe uma espécie de chá que além de trazer melhorias para a sua mente, turbina seu cérebro: o chimarrão.

Imagem de cuia com ervas e canudo

Além de ser uma infusão quer melhora a saúde, um dos principais benefícios do chimarrão é a redução da fadiga, por ser uma bebida que contém cafeína – Foto: Canva/ND

Conforme a nutricionista Brendha Ferreira, um dos principais benefícios do chimarrão é a redução da fadiga, por ser uma bebida que contém cafeína. “Assim, ele contribui para aumento da energia e redução da fadiga geral, podendo inclusive melhorar a concentração e o desempenho esportivo”, afirma.

Embora sua aparência seja semelhante à do mate, o chimarrão apresenta diferenças no preparo e no sabor. Feita com ervas mais finas e de sabor suave, essa infusão é consumida principalmente na região Sul do Brasil.

O que é o chimarrão e por que ele melhora a concentração?

O chimarrão é uma infusão consumida especialmente no Rio Grande do Sul. Assim como o mate, representa um símbolo de convivência, identidade e tradições.

Menino olhando para detalhes de vidro concentrado

Saiba por que o chimarrão melhora a concentração – Foto: Canva/ND

A infusão é considerado um energizante natural devido aos seus altos níveis de cafeína. No entanto, diferentemente do café, o chimarrão proporciona um fluxo de energia mais constante e sustentado.

Conforme o portal da Tertúlia, fabricante da erva, as folhas de erva-mate possuem compostos que ajudam a neutralizar os radicais livres, que protege as células dos danos oxidativos, que é benéfico para as funções cognitivas. Por outro lado, também é rico em vitaminas C, B1 e B2, importantes para o metabolismo e energia, o que melhora a concentração.

Diferenças entre mate e chimarrão

Embora sejam iguais, o mate e o chimarrão compartilham diferenças. Começando pelo sabor, há uma diferença notável, já que o chimarrão tem um sabor mais suave que o mate, que costuma ser consumida amargo. Além disso, a infusão que melhora a concentração possui mais cafeína que o mate.

Mão de pessoa segurando cuia com garrafa colocando líquido

Chimarrão melhora a concentração e traz diversos benefícios – Foto: Canva/ND

Adicionar aos favoritos o Link permanente.