
Muita chuva e ventos fortes marcaram a tarde de segunda-feira (17) em cidades do Oeste e Meio-Oeste de Santa Catarina. Em Vargeão, no Oeste, choveu cerca de 110 milímetros.

Chuvas causaram alguns transtornos em Vargeão – Foto: Divulgação/Defesa Civil/ND
A Defesa Civil de Santa Catarina realiza o levantamento dos estragos nos municípios ao longo desta terça-feira (18). Além dos estragos, as cidades também registraram a falta de energia, que já está sendo reestabelecida pela companhia responsável.
Faxinal dos Guedes
Faxinal dos Guedes registrou o transbordamento de bueiros e a interdição de duas ruas por conta da enxurrada. No local, não houve danos materiais ou vítimas.
Vargeão
O coordenador da defesa Civil do município, Daniel Berté, informou que Vargeão registrou mais de 110 milímetros na segunda-feira (17). A forte chuva causou alguns transtornos em casas e prédios públicos.
Vargeão registrou cerca de 110 milímetros na segunda-feira (17) – Vídeo: Divulgação/Defesa Civil/ND
Nas escolas e creches do município, as calhas não deram conta de escoar a água, permitindo que ela invadisse os locais. A água também entrou no Cras e no museu de Vargeão. Ainda, houve quedas de árvore e bueiros que transbordaram.
Porém, o incidente não afetou as aulas nas instituições.
São Lourenço do Oeste
A Defesa Civil informou que as rajadas de vento atingiram três casas, mas não houve desalojados ou desabrigados por conta das chuvas. O órgão realiza a vistoria e a distribuição de lonas para a proteção emergencial.

Chuva também deixou estragos em São Lourenço do Oeste – Foto: Divulgação/Defesa Civil/ND
Xanxerê
O município de Xanxerê registrou alagamentos pontuais que resultaram no fechamento de algumas ruas, segundo a Defesa Civil.
Monte Carlo
Monte Carlo, no Meio-Oeste de Santa Catarina, também registrou estragos por conta da forte tempestade e do vendaval. O Corpo de Bombeiros Militar realizou a distribuição de lonas para 50 famílias afetadas.
Os destelhamentos ocorreram de forma mais intensa nos bairros anto Antônio e Pôr do Sol. Ainda, os socorristas removeram duas árvores que caíram sobre o telhado de casas.
Cuvas fortes devem continuar
A situação continua em monitoramento e a previsão do tempo indica a continuidade de chuvas intensas e risco de temporais para a região, com a possibilidade de alagamentos, enxurradas e ventos fortes.