
Um vídeo (assista abaixo) mostra o momento em que um avião capota e pousa de ponta-cabeça em Toronto, capital do Canadá, na segunda-feira (17). O voo 4819, da empresa Delta Air Lines, saiu de Minneapolis (EUA) e pousou no Aeroporto Internacional Pearson de Toronto. A aeronave tombou durante o pouso, em meio a uma forte nevasca que atinge o país.

Vista do avião que ficou de ponta-cabeça após acidente durante a aterrissagem no Aeroporto Pearson, em Toronto, no Canadá, nessa segunda-feira (17) – Foto: ESTADÃO CONTEÚDO/ND
Conforme publicado pelo periódico Toronto Sun, pelo menos 17 pessoas ficaram feridas no acidente e três delas estão internadas. Havia 80 pessoas no voo, 22 delas naturais do Canadá.
O que fez o avião capotar?
Em um comunicado à imprensa, a Delta Air Lines e a administração confirmaram a ocorrência no instante em que as imagens foram compartilhadas nas redes sociais. O que fez o avião capotar ainda é investigado.
No entanto, especialistas dizem que a situação do avião que pousou de ponta-cabeça é incomum, mas não é desconhecida. É possível que o sinistro tenha sido causado pela tempestade de neve e vento forte no momento da aterrissagem em Toronto.

17 pessoas ficaram feridas em acidente no Canadá – Foto: Reprodução/X
À revista Newsweek, o especialista em aviação, Scott Hamilton, disse que as condições climáticas, velocidade de aproximação, anomalias na frenagem e viabilidade do propulsor podem estar relacionadas ao acidente.
“Vimos alguns casos de decolagens em que os aviões acabaram invertidos, mas é muito raro”, disse John Cox, CEO da empresa de consultoria em segurança da aviação, Safety Operating Systems, à agência de notícias Associated Press.
A aeronave teve danos nas asas e nos trens de pouso, mas não explodiu. A gravação de uma chamada entre piloto e torre de controle mostra que o avião que pousou de ponta-cabeça foi autorizado a pousar por volta das 14h10 (horário local).
Os pilotos foram alertados sobre a possibilidade de um “solavanco” durante a aterrisagem. Segundo o Toronto Sun, não houve mais diálogos entre a torre de controle e o avião que pousou de ponta-cabeça após a confirmação do pouso.
Veja momento em que avião capota e para de ponta-cabeça
Vídeo mostra momento em que avião capota – Vídeo: @MocAviacao/X/Reprodução/ND