![](https://s2-g1.glbimg.com/I11O8Qewu06mJtbciNtABeu3qNE=/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/R/N/67Onz1TEC3V38Y7A2gtQ/1.png)
Até a primeira semana de fevereiro, a cidade já confirmou 200 casos da doença no ano. Uma morte é investigada. O Aedes aegypti, o mosquito transmissor da dengue, visto através de microscópio eletrônico na Fiocruz Pernambuco, no Recife.
AP Photo/Felipe Dana
A Prefeitura de São José dos Campos (SP) anunciou, na manhã desta quinta-feira (6), uma série de medidas para combater a proliferação do mosquito aedes aegypti, que transmite a dengue.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Até a primeira semana de fevereiro, a cidade já confirmou 200 casos da doença neste ano. Uma morte por suspeita de dengue é investigada. Em 2024, a dengue matou 116 pessoas em São José dos Campos.
Em entrevista coletiva realizada na sede da prefeitura, na manhã desta quinta, o prefeito de São José, Anderson Farias (PSD), detalhou as medidas adotadas neste ano para evitar que a dengue avance como no ano passado.
Além das medidas já estabelecidas – como a visitação de casa em casa pelos agentes de endemias, o fumacê e a vacinação para crianças de 10 a 14 anos, a prefeitura informou que o reforço na fiscalização conta com tecnologia.
Prefeitura de São José anuncia medidas contra a dengue
Reprodução/TV Vanguarda
Segundo a gestão municipal, câmeras e drones serão usados para a fiscalização de descarte irregular de lixo. Os drones também serão usados para nebulização, com a aplicação aérea de inseticida.
“Nós estamos utilizando (os drones), principalmente nos locais em que temos dificuldades de chegar, como nos desmanches. Nossas esquipes vão fazer a fiscalização, mas também vai ter o drone”, explicou o prefeito Anderson Farias.
O prefeito também afirmou que a gestão municipal investiu cerca de R$ 1,3 milhão para a compra de remédios e insumos usados em pacientes com dengue.
“Já nos preparamos também na compra de insumos e medicamentos, para que não falte e para não ter que comprar de última hora”, disse Farias.
Ainda de acordo com a prefeitura, a ação de combate à dengue é conjunta – além da Secretaria de Saúde, o programa conta com as Secretarias de Manutenção e Educação, DCTA e Tiro de Guerra.
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina