![](https://static.ndmais.com.br/2024/10/mudanca-no-estacionamento-rotativo-chapeco.jpg)
A Prefeitura de Chapecó anunciou a ampliação do período educativo do novo sistema de estacionamento rotativo por mais 30 dias. A medida foi divulgada na manhã desta terça-feira (28) pelo prefeito João Rodrigues, estendendo o prazo até o dia 2 de março.
![Chapecó aumenta período educativo para o novo estacionamento rotativo Chapecó aumenta período educativo para o novo estacionamento rotativo](https://static.ndmais.com.br/2024/10/mudanca-no-estacionamento-rotativo-chapeco-800x533.jpg)
O período educativo do novo sistema de estacionamento rotativo foi ampliado por mais 30 dias. – Foto: Prefeitura de Chapecó/Divulgação/ND
Período educativo do estacionamento rotativo
“O prazo inicial encerraria em 31 de janeiro, mas decidi ampliar para que as pessoas tenham mais tempo para conhecer e se adaptar ao novo sistema, que é moderno e contará com um carro da Prefeitura circulando na área central para auxiliar na segurança e no acionamento automático do aplicativo”, afirmou o prefeito.
Sistema de acionamento será automático
O sistema permite que o estacionamento seja acionado automaticamente para motoristas que possuam o aplicativo VAGO instalado no celular, tenham créditos disponíveis e tenham a placa do carro cadastrada.
No caso do acionamento automático, será cobrado um valor fixo de R$ 7,50 que equivalente a três horas, independentemente do tempo de permanência. Já quem ativa o estacionamento manualmente pelo App pagará apenas pelo tempo utilizado.
Motoristas que não acionarem o estacionamento e não tiverem o aplicativo, cadastro ou crédito estarão sujeitos a multa. Não haverá mais taxa de regularização, a penalidade começará a ser aplicada a partir de 3 de março.
Valores mantidos
Além do período educativo, a nova zona azul passou de 3,6 mil para 5,5 mil vagas, aumentando a rotatividade no centro da cidade. O valor do estacionamento continua o mesmo: R$ 2,50 por hora.
Outro ajuste feito recentemente foi a ampliação do tempo máximo de permanência na vaga, que passou de 2h para 3h. A mudança busca atender melhor quem vem de outras cidades ou bairros e precisa de mais tempo para resolver seus compromissos no centro.
Transferência de créditos do sistema antigo
A empresa responsável pelo novo estacionamento iniciará, a partir de 3 de fevereiro, a transferência dos créditos do sistema antigo para o novo. Ao todo, cerca de 113 mil usuários têm direito à migração.
Para evitar filas e agilizar o processo, a Prefeitura pede que os usuários solicitem a restituição via WhatsApp pelo número (43) 97400-3387. O atendimento presencial será feito apenas em casos excepcionais.
Passo a passo para a transferência de créditos:
- Criar uma conta no aplicativo VAGO e garantir que ela esteja ativa.
- Solicitar a transferência via WhatsApp, informando a intenção de migrar os créditos.
- Confirmar a operação e receber um recibo da transferência.
As restituições serão processadas pela empresa responsável, sem prazo de expiração dos créditos. A Prefeitura pede paciência, pois a validação dos saldos exige auditoria.
Empresas devem solicitar o cadastro no VAGO pelo e-mail [email protected] e, depois, formalizar a restituição pelo WhatsApp.
Você pode baixar o aplicativo VAGO através do link. Use os totens amarelos instalados na área central da cidade.