O candidato à Prefeitura de Blumenau, Ricardo Alba (Podemos), foi o quarto a participar da série de entrevistas que ocorre ao longo da semana no Programa Balanço Geral da NDTV Record. A sabatina aconteceu no início da tarde desta quinta-feira (22) e foi comandada pelo apresentador Rodrigo Vieira e pelo gerente de jornalismo da NDTV Blumenau, Alexandre Pereira.
Alba iniciou a sabatina com a apresentação do corte de 70% da máquina pública em Blumenau, onde pretende diminuir o número de órgãos e secretarias. Conforme o candidato, com a redução, a cidade terá mais recursos para investir nas principais esferas do município.
“Quero fazer uma máquina administrativa que não tenha 40 órgãos e secretarias como tem hoje, que tenha bem menos, 12, como vi em outras cidades do porte de Blumenau, para que esses recursos possam chegar até sua casa, até a creche, ao posto de saúde, aos hospitais, para dar atendimento de maior qualidade”, explicou.
Segundo Ricardo Alba, ao reduzir a máquina pública, terá os recursos necessários para investir na cidade, principalmente no transporte coletivo, o qual pretende tornar gratuito.
“Nós vamos enxugar a máquina e, com o recurso desse enxugamento, com parcerias público-privadas, com fundo de concessões, trazendo as empresas que dão vale transporte, fazendo o pagamento da concessionária do transporte coletivo de forma diferente, a gente vai conseguir com que você ande de ônibus de graça em Blumenau, toda a população”.
O candidato comentou que usaria os recursos provenientes do fundo de concessão para tornar a gratuidade viável, e deu como exemplo a área azul, cemitérios e iluminação pública.
“Boa parte da economia vai para o custeio do transporte público gratuito e o principal, o modelo de pagamento vai ser diferente. A gente não vai mais pagar a empresa concessionária por bilhetagem, por passageiro, que hoje, inclusive, é a passagem mais cara de Santa Catarina. A empresa concessionária será paga por quilômetro rodado. Assim, diminui muito o custo de pagamento da empresa”, explicou.
Além do plano de reduzir a máquina pública e a gratuidade do transporte coletivo, Ricardo Alba também falou sobre a taxa do Samae (Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto), aulas em tempo integral e criação de casas de idoso, que podem ser conferidos abaixo.
Quem é Ricardo Alba, candidato à Prefeitura de Blumenau
Natural de Blumenau, Ricardo Alba, de 39 anos, é candidato à prefeito da cidade pelo Podemos. Formado em direito pela Furb (Universidade Regional de Blumenau), ele foi eleito vereador do município em 2016. Dois anos depois, foi o deputado estadual mais votado.
Em 2020, Ricardo foi candidato ao cargo de Prefeito de Blumenau e ficou na quarta posição na ordem de votação. Já em 2021, foi eleito 1º Secretário da Mesa Diretora da Alesc (Assembleia Legislativa de Santa Catarina).
Agenda de entrevistas dos candidatos a prefeito de Blumenau
Segunda-feira (19): Ana Paula Lima (PT)
Terça-feira (20): Odair Tramontin (Novo)
Quarta-feira (21): Delegado Egidio Ferrari (PL)
Quinta-feira (22): Ricardo Alba (Podemos)
Sexta-feira (23): Rosane Martins (PSOL)