Redução de secretarias e transporte gratuito: Ricardo Alba fala sobre planos de governo na NDTV

O candidato à Prefeitura de Blumenau, Ricardo Alba (Podemos), foi o quarto a participar da série de entrevistas que ocorre ao longo da semana no Programa Balanço Geral da NDTV Record. A sabatina aconteceu no início da tarde desta quinta-feira (22) e foi comandada pelo apresentador Rodrigo Vieira e pelo gerente de jornalismo da NDTV Blumenau, Alexandre Pereira.

Ricardo Alba durante sabatina no programa Balanço Geral

Redução de secretarias e transporte gratuito: Ricardo Alba fala sobre planos de governo na NDTV – Foto: Larissa da Silva/NDTV

Alba iniciou a sabatina com a apresentação do corte de 70% da máquina pública em Blumenau, onde pretende diminuir o número de órgãos e secretarias. Conforme o candidato, com a redução, a cidade terá mais recursos para investir nas principais esferas do município.

“Quero fazer uma máquina administrativa que não tenha 40 órgãos e secretarias como tem hoje, que tenha bem menos, 12, como vi em outras cidades do porte de Blumenau, para que esses recursos possam chegar até sua casa, até a creche, ao posto de saúde, aos hospitais, para dar atendimento de maior qualidade”, explicou.

Segundo Ricardo Alba, ao reduzir a máquina pública, terá os recursos necessários para investir na cidade, principalmente no transporte coletivo, o qual pretende tornar gratuito.

“Nós vamos enxugar a máquina e, com o recurso desse enxugamento, com parcerias público-privadas, com fundo de concessões, trazendo as empresas que dão vale transporte, fazendo o pagamento da concessionária do transporte coletivo de forma diferente, a gente vai conseguir com que você ande de ônibus de graça em Blumenau, toda a população”.

O candidato comentou que usaria os recursos provenientes do fundo de concessão para tornar a gratuidade viável, e deu como exemplo a área azul, cemitérios e iluminação pública.

“Boa parte da economia vai para o custeio do transporte público gratuito e o principal, o modelo de pagamento vai ser diferente. A gente não vai mais pagar a empresa concessionária por bilhetagem, por passageiro, que hoje, inclusive, é a passagem mais cara de Santa Catarina. A empresa concessionária será paga por quilômetro rodado. Assim, diminui muito o custo de pagamento da empresa”, explicou.

Além do plano de reduzir a máquina pública e a gratuidade do transporte coletivo, Ricardo Alba também falou sobre a taxa do Samae (Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto), aulas em tempo integral e criação de casas de idoso, que podem ser conferidos abaixo.

Quem é Ricardo Alba, candidato à Prefeitura de Blumenau

Natural de Blumenau, Ricardo Alba, de 39 anos, é candidato à prefeito da cidade pelo Podemos. Formado em direito pela Furb (Universidade Regional de Blumenau), ele foi eleito vereador do município em 2016. Dois anos depois, foi o deputado estadual mais votado.

Em 2020, Ricardo foi candidato ao cargo de Prefeito de Blumenau e ficou na quarta posição na ordem de votação. Já em 2021, foi eleito 1º Secretário da Mesa Diretora da Alesc (Assembleia Legislativa de Santa Catarina).

Foto promocional do candidato Ricardo Alba

Ricardo Alba é candidato à Prefeitura de Blumenau pelo Podemos – Foto: Divulgação/ND

Agenda de entrevistas dos candidatos a prefeito de Blumenau

Segunda-feira (19): Ana Paula Lima (PT)

Terça-feira (20):  Odair Tramontin (Novo)

Quarta-feira (21): Delegado Egidio Ferrari (PL)

Quinta-feira (22): Ricardo Alba (Podemos)

Sexta-feira (23):  Rosane Martins (PSOL)

Veja a íntegra da entrevista de Ricardo Alba, candidato a prefeito de Blumenau à NDTV Record

Adicionar aos favoritos o Link permanente.