O clima deste fim de semana no Brasil não acompanha a Zona de convergência do Atlântico Sul, entretanto, a tendência é que o domingo (19) seja chuvoso e com o ar mais abafado em boa parte do Brasil.
Com o reforço de uma baixa pressão que deve se formar no Rio Grande do Sul, deve trazer novas áreas de instabilidades no país. Com isso, volumes altos de chuva devem acontecer no Brasil. O destaque está na próxima semana com uma nova frente fria.
No norte a sul do país há previsão de nuvens bem carregadas.
A atenção redobrada fica no litoral de Santa Catarina, em que houve acumulados de chuva nas últimas 24 horas. Os volumes passaram de 300 mm na região de Blumenau.
No Rio de Janeiro, o que chama atenção é o calor. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), o dia deve ser de muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. Os termômetros devem marcar entre 26ºC e 39ºC.
Norte e Nordeste
Já a maior parte do Nordeste vai ter um domingo deve ser abafado com mais abertura de sol, mas pancadas de chuva podem aparecer no litoral do Maranhão, do Piauí e do Ceará.
A umidade vai influenciar Belém, no Pará e a região de Macapá (AM). As cidades devem continuar em sinal de alerta para as chuvas. Já em Palmas (TO) alguns temporais localizados devem acontecer. Em Boa Vista (RO), o domingo deve ser de calor e sem previsão de chuva.
Em Manaus, a previsão é de muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas ao longo do dia.
Sudeste, Centro-Oeste e Sul
No Sudeste e centro-oeste vão ter um final de semana típico de verão com pancadas que podem acontecer com força, mas que não prometem volumes significativos.
Muitas áreas do estado de São Paulo terão um final de semana com mais nebulosidade. Capital paulista ainda pode receber pancadas moderadas a forte durante a tarde do domingo. Já o litoral de São Paulo volta a ficar em alerta e os maiores volumes devem se concentrar no litoral sul; região do Vale do Ribeira, Iguape, Cananéia e Peruíbe. Esses locais permanecem com atenção até pelo menos o início da próxima semana
No interior do estado de São Paulo o ar quente e úmido deve estimular nuvens mais carregadas, mas o tempo não fica completamente fechado.
Potencial de temporal também no litoral do Paraná e em boa parte do estado. Londrina e Maringá podem contar com pancadas de chuva ao longo do dia.
Já no Rio Grande do Sul, não deve chover em boa parte do estado. Destaque para algumas pancadas isoladas em Uruguaiana. Assim, o calorão deve tomar conta da região.
Em Minas Gerais e no Espírito Santo, a chuva perde força, mas deve ter pancadas isoladas em parte dos estados.
Já no centro-oeste, o destaque é para Mato Grosso do Sul. Em Campo Grande, a chuva pode vir com força no nordeste mato-grossense, trazendo volumes altos em um curto período.
Tem alerta para a maioria das áreas do estado de Mato Grosso. Enquanto em Goiás, o sol até aparece mais temperatura sobe e as pancadas acontecem de maneira mais localizada, sem risco de temporal.