A disputa com candidatos a prefeito de Blumenau tem cinco concorrentes na disputa após as convenções dos partidos. O pleito no primeiro turno está marcado para 6 de outubro, com votação a partir das 8h até às 17h, considerando o horário de Brasília.
Os candidatos a prefeito de Blumenau têm até 15 de agosto para protocolarem as documentações ao TRE-SC (Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina), que analisará se os critérios foram cumpridos. O pedido de registro também deverá constar o nome do vice-prefeito.
Quem são os candidatos a prefeito de Blumenau
- Ana Paula Lima (PT)
- Egidio Ferrari (PL)
- Odair Tramontin (Novo)
- Ricardo Alba (Podemos)
- Rosane Magaly Martins (PSOL)
Veja o perfil dos candidatos a prefeito de Blumenau
Ana Paula Lima (PT)
Natural de Curitiba, no Paraná, a deputada federal Ana Paula Lima, de 60 anos, é pré-candidata à Prefeitura de Blumenau pelo PT (Partido dos Trabalhadores). Ela foi a primeira mulher eleita deputada estadual por Blumenau em 2022 e exerceu quatro mandatos consecutivos.
Na Alesc (Assembleia Legislativa de Santa Catarina), Ana foi presidente da Comissão da Saúde, Direitos Humanos, Turismo e Meio Ambiente. Não é a primeira vez que ela concorre à prefeitura, em 2012 também foi candidata em Blumenau.
Egidio Ferrari (PL)
Natural de Blumenau, Egidio Ferrari, de 43 anos, é deputado estadual de Santa Catarina. Pré-candidato à Prefeitura de Blumenau pelo PL (Partido Liberal), ele já foi delegado de polícia e delegado regional da Polícia Civil de Blumenau.
Durante sua trajetória como delegado, atuou nas cidades de Curitibanos, Gaspar, Blumenau e Brusque. No ano de 2022, ele se candidatou para o cargo de deputado estadual e foi eleito como o mais votado da cidade de Blumenau.
Odair Tramontin (Novo)
Natural de Campo Erê, Odair Tramontin, de 62 anos, é pré-candidato à Prefeitura de Blumenau pelo Partido Novo. Ele já representou o partido em outras duas disputas na política: ao cargo de prefeito de Blumenau em 2020 e ao de governador de Santa Catarina, em 2022.
Promotor público aposentado, Odair chegou a assumir a coordenação do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas) em 2016, sendo o primeiro coordenador em Blumenau.
Ricardo Alba (Podemos)
Natural de Blumenau, Ricardo Alba, de 39 anos, é pré-candidato à prefeito da cidade pelo Podemos. Formado em direito pela Furb (Universidade Regional de Blumenau), ele foi eleito vereador do município em 2016. Dois anos depois, foi o deputado estadual mais votado.
Em 2020, Ricardo foi candidato ao cargo de Prefeito de Blumenau e ficou na quarta posição na ordem de votação. Já em 2021, foi eleito 1º Secretário da Mesa Diretora da Alesc (Assembleia Legislativa de Santa Catarina).
Rosane Magaly Martins (PSOL)
Natural de Blumenau, Rosane Magaly Martins, de 63 anos, é pré-candidata à Prefeitura de Blumenau pelo PSOL (Partido Socialismo e Liberdade). Advogada de Família, Diversidade e Direitos Humanos, ela disputou o cargo de vereadora em 2020.
Em 2022, Rosane tentou uma cadeira na Alesc, quando conseguiu 3.387 votos e ficou como suplente. Ela também é mestre em educação e escritora.