A disputa com candidatos a prefeito de Florianópolis tem oito concorrentes na disputa após as convenções dos partidos. O pleito no primeiro turno está marcado para 6 de outubro, com votação a partir das 8h até às 17h, considerando o horário de Brasília.
Os candidatos a prefeito de Florianópolis têm até 15 de agosto para protocolarem as documentações ao TRE-SC (Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina), que analisará se os critérios foram cumpridos. O pedido de registro também deverá constar o nome do vice-prefeito.
Quem são os candidatos a prefeito de Florianópolis
Carlos Muller (PSTU)
Dário Berger (PSDB)
Lela (PT)
Marquito (Psol)
Mateus Souza (PMB)
Pedrão Silvestre (PP)
Rogério Portanova (Avante)
Topazio Neto (PSD)
Veja o perfil dos candidatos a prefeito de Florianópolis
Carlos Muller (PSTU)
Carlos Muller, de 62 anos, é professor de história na rede municipal de ensino de Florianópolis e já foi diretor do Sintrasem (Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Florianópolis). Além disso, ele já foi candidato a prefeito de São José em 2008.
O vice da chapa será Roque Luiz Pegoraro (PSTU).
Dário Berger (PSDB)
Dário Berger, de 67 anos, é formado em administração de empresas e especializado em recursos humanos. Foi prefeito de Florianópolis por dois mandatos, entre 2005 e 2012, e prefeito de São José, na Região Metropolitana, entre 1997 e 2000.
A vice da chapa será Maria Cláudia Goulart (União Brasil).
Lela (PT)
Lela, de 46 anos, é formado em Gestão Pública. Foi eleito vereador em 2012 e 2016, e atuou também como secretário de Cultura de Florianópolis, deixando a pasta em 2017.
A vice da chapa será Ana Carolina Andrade (PSB).
Marquito (Psol)
Marquito, de 44 anos, é formado em Engenharia Agronômica com pós-graduação em Agroecossistemas. Foi vereador por seis anos em Florianópolis, tendo sido o mais votado em 2020. Atualmente, Marquito está em seu primeiro mandato como deputado estadual.
O vice da chapa ainda não foi definido.
Mateus Souza (PMB)
Mateus Souza, de 28 anos, é advogado e trabalha como assistente administrativo na Celesc. Concorreu a vereador em 2016 pelo Agir na cidade de Palhoça. Neste ano, assumiu a presidência do PMB em Florianópolis e se licenciou do cargo na estatal de energia para disputar as eleições.
A vice da chapa será Olindina Corrêa (PMB).
Pedrão Silvestre (PP)
Pedrão Silvestre, de 36 anos, é formado em Administração Pública. Foi vereador por duas vezes em Florianópolis, entre 2013 e 2020. Em 2020, disputou a prefeitura, mas ficou em terceiro lugar. Em 2022, ficou na suplência do partido para o cargo de deputado estadual, e, em 2023, chegou a atuar brevemente após o afastamento do parlamentar Altair Silva.
O vice da chapa será Marcelo Pontes (PP)
Rogério Portanova (Avante)
Rogério Portanova, de 65 anos, é formado em Direito, com especialização em Sociologia Jurídica. Atualmente, coordena a Gestão Ambiental da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina). Na política, seu histórico é marcado por diversas candidaturas, embora sem sucesso eleitoral. Em 1996 e 2000, concorreu à prefeitura da Capital.
O vice da chapa ainda não foi definido.
Topazio Neto (PSD)
Topázio Neto, de 62 anos, é formado em Administração e é o atual prefeito de Florianópolis. Foi vice-prefeito da capital em 2020, e assumiu a prefeitura após a renúncia de Gean Loureiro em 2022. Esta será sua primeira disputa como titular de uma chapa.
A vice da chapa será Maryanne Mattos (PL)