Curtir uma (ou várias) praias é, sem dúvidas, um dos principais pontos de um roteiro do que fazer em Florianópolis e objetivo turístico das milhares de pessoas que lotam as faixas de areia da capital de Santa Catarina. Afinal, estamos falando de uma cidade que é uma ilha, cercada pelo mar por todos os lados, e abundante em natureza.
Embora as estações do ano sejam bem definidas em Floripa, há períodos em que o tempo costuma ser mais instável. Caso, justamente, do verão. As maiores precipitações de chuva são nos meses de janeiro, fevereiro e março. As menores, por sua vez, costumam ser de junho a agosto.
Dias de chuva, entretanto, não precisam necessariamente decepcionar. Eles abrem os olhos a um leque de possibilidades do que fazer em Florianópolis além de areia, mar e natureza. Nós ajudamos nesta tarefa organizando várias opções. Confira!
Conhecer centros gastronômicos
Conhecer os sabores típicos locais é item obrigatório no roteiro do que fazer em Florianópolis, e de qualquer cidade que se visita. Em dias de chuva, os centros gastronômicos ficam especialmente atrativos, já que reúnem diferentes operações em um único lugar.
Assim, é possível escolher o prato principal em um restaurante, a sobremesa em outro e ainda arrematar com um café de um estabelecimento diferente. Tudo em um espaço coberto e seco.
As várias opções na Ilha da Magia incluem o tradicional histórico Mercado Público; a descolada Mercadoteca; o Mercado São Jorge, focado em consumo consciente, produtos naturais e alimentos orgânicos; e o Mercadão de Coqueiros, no bairro continental de Floripa.
Se chover, a lista do que fazer em Florianópolis ainda inclui a moderna, rústica e temática Fazendinha Floripa; o SpotMarkt Mall; o Top Market Floripa e o Armazém Rita Maria, instalado em galpões centenários. Esses dois últimos ainda têm vista privilegiada para a Ponte Hercílio Luz.
Visitar museus
Entrar no universo dos museus é uma ótima maneira de fugir da chuva em Florianópolis. No Centro Histórico de Floripa, os destaques são o Museu Histórico de Santa Catarina, com sede no imponente Palácio Cruz e Sousa, e o moderno e interativo Museu de Florianópolis.
O primeiro guarda mobílias, pinturas históricas, fotografias, documentos e um acervo arqueológico que ajudam a contar a história de Santa Catarina e também do prédio, que já foi sede do Governo do Estado. O museu também abriga os restos mortais do poeta negro e florianopolitano, Cruz e Sousa, expoente nacional do simbolismo, que dá nome ao palácio.
No interativo Museu de Florianópolis, por sua vez, o tour é tanto pelo passado quanto pelo presente da cidade. Repleto de recursos interativos e imersivos, oferece ao público informações sobre a cultura, as festas, a história da cidade, sua relação com o mar, além de temas atualíssimos.
Fora do Centro, você ainda pode (e deve) colocar na lista o Museu do Homem do Sambaqui, dentro do Colégio Catarinense e o Museu do Naufrágio, com um acervo de peças, equipamentos e roupas de um navio pirata, na Praia dos Ingleses.
Ainda que não seja um museu, boa pedida também é conhecer o Projeto Tamar, dedicado à conservação das tartarugas marinhas e à educação ambiental, na encantadora Barra da Lagoa.
Ir a espaços de arte
Fora das areias e do mar, o mergulho pode ser no cenário artístico. O que fazer em Florianópolis em dias de chuva (e fora deles também, obviamente) pode incluir visitar exposições e espaços artísticos.
Algumas possibilidades são os acervos e exposições do Museu de Arte de Santa Catarina e do Museu da Imagem e do Som, ambos situados no mesmo complexo, o CIC (Centro Integrado de Cultura). Imperdível também é o Museu Victor Meirelles, no Centro, onde é possível conhecer parte das obras de um dos mais importantes representantes da pintura histórica do Brasil do século 20.
Também no Centro de Floripa, não deixe de conferir a agenda de exposições de artes plásticas na Fundação Cultural Badesc. Dentro do Mercado Público, no piso superior, funciona uma galeria de arte na Sala José Cipriano da Silva, e de frente para o prédio está a Casa da Alfândega – Galeria do Artesanato Catarinense, que também merece sua visita.
Passear por shoppings da cidade
Clássicos em um dia chuvoso, os shoppings são boas opções de lazer (e compras, claro) também em Florianópolis. Os principais da cidade são o Beiramar Shopping, na icônica Avenida Beira-Mar Norte; o Floripa Shopping, em Saco Grande; e o Villa Romana Shopping, em Santa Mônica.
Fora esses, há vários outros centros comerciais menores e charmosos. Caso, por exemplo, do Shopping Oka Floripa, no Campeche; do Passeio Primavera, na Rodovia SC 401; do Multi Open Shopping, na SC 406; e do Jurerê Open, em Jurerê Internacional. Esse último, entretanto, é a céu aberto, portanto mais apropriado para dias de leves chuviscos.
Ir ao cinema
Ir ao cinema é outra boa opção para um roteiro do que fazer em Florianópolis em dias de chuva. Há salas de cinema no Beiramar Shopping, no Floripa Shopping, no Villa Romana e no Multi Open Shopping.
Fora deles, você consegue assistir a filmes alternativos em programações do Museu da Imagem e do Som, no Paradigma Cine Arte e no SESC.