A Prefeitura de Florianópolis declarou situação de emergência na noite desta quinta-feira (16) devido às intensas chuvas que atingiram a cidade nas últimas 24 horas, acumulando mais de 200 mm.
Situação de emergência é declarada depois de 70 ocorrências pelas fortes chuvas
O município registrou alagamentos, deslizamentos, danos à infraestrutura pública e privada, além de impactos significativos para os moradores. Segundo a Defesa Civil Municipal, foram contabilizadas 70 ocorrências, incluindo 10 deslizamentos e colapsos de muros, 4 desabamentos de residências e 6 interdições.
O órgão reforça o alerta máximo para deslizamentos e orienta os moradores a evitar deslocamentos desnecessários, permanecendo em locais seguros. Em situações de emergência, o contato deve ser feito pelo telefone 199.
Em nota, o prefeito Topazio Neto (PSD), ao declarar situação de emergência, destacou a prioridade de proteger os moradores. “Pedimos que todos evitem sair de casa, mantenham-se em locais seguros. Estamos em trabalho conjunto com as forças de segurança estaduais, monitorando todos os pontos críticos da cidade, e vamos mantendo todos informados”, afirmou.
O decreto da situação de emergência autoriza o município a adotar medidas como a execução do Plano Emergencial de Resposta aos Desastres, convocação de voluntários, arrecadação de recursos junto à comunidade e ações para assistência, socorro e reabilitação das áreas afetadas. A situação tem validade de 180 dias.
Munícipio aguarda fortes chuvas nos próximos dias
A Defesa Civil informou que as chuvas devem persistir nas próximas horas, com intensidade moderada. A combinação dos elevados acumulados e da continuidade da precipitação mantém o risco de novos deslizamentos.
Na sexta-feira (17), os serviços públicos municipais estarão suspensos, exceto os essenciais, que seguirão em funcionamento. A Prefeitura continuará monitorando a situação e emitindo alertas à população.