![](https://s2-g1.glbimg.com/gLTrtjO316oZOovnMMYjNNxK1pA=/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2024/9/D/kd9w1yRFG3maVUqZFi4A/esc20240702003-1-.jpg)
SPTrans dividiu capital em oito áreas operacionais, cada uma com uma cor. Só o Centro não ganhou uma cor, porque é considerada uma região neutra. Movimentação de ônibus na região central da cidade de São Paulo
Bruno Escolastico/E.Fotografia/Estadão Conteúdo
Verde, azul, amarelo, vermelho… Quem vê os ônibus circulando pela cidade de São Paulo pode não entender, à primeira vista, o porquê de tantas cores, mas o motivo é simples: para facilitar a compreensão dos passageiros sobre a lógica de atendimento do transporte coletivo na capital, São Paulo foi dividida em oito áreas, cada uma delas com uma cor. Só o Centro não entrou na divisão, porque é considerada uma região neutra.
Assim, cada região tem uma identidade visual, estendida para a frota, os terminais e as estações de transferência.
No processo de escolha das cores foram consideradas algumas regras, segundo a SPTrans, como a opção de tons que facilitam a visibilidade em ambientes noturnos e também de fácil identificação para servir de referência na prestação de informações por meio dos canais de atendimento.
Confira as regiões e suas cores respectivas:
Verde – Área 1 – Noroeste
Azul – Área 2 – Norte
Amarelo – Área 3 – Nordeste
Vermelho – Área 4 – Leste
Verde escuro – Área 5 – Sudeste
Azul claro – Área 6 – Sul
Vinho – Área 7 – Sudoeste
Laranja – Área 8 – Oeste
Mapa da cidade de SP dividido pela SPTrans por regiões
Reprodução