![](https://s2-g1.glbimg.com/Rm7ltMK8OTI-Q5zTCBqRm9dlLVI=/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2024/P/2/S7Iw4dTg60KOLH47o2BQ/whatsapp-image-2024-08-20-at-16.37.06.jpeg)
Os animais apreendidos foram abatidos e enterrados por não ter procedência sanitária. De acordo com o Indea, a medida foi necessária para a proteger a saúde humana. Caminhão atravessa fronteira carregando 52 vacas sem procedência sanitária
Um drone do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT) registrou o momento em que um caminhão, carregando 52 bovinos sem procedência sanitária, atravessa a fronteira da Bolívia com Mato Grosso, trazendo a carga irregular com destino à Cáceres, a 220 km de Cuiabá, na segunda-feira (19). (assista acima)
De acordo com o Indea, as 52 vacas não tinham procedência sanitária e as imagens serviram para confirmar a ilegalidade. A operação em colaboração com a Receita Federal e o Grupo Especial de Fronteira (Gefron) durou 30 dias e impediu a entrada dos bovinos, que foram apreendidos em uma propriedade onde eles seriam deixados.
Operação impede entrada de 52 vacas sem procedência sanitária em MT
Gefron
Os animais apreendidos foram abatidos e enterrados, conforme determina a Lei de Defesa Sanitária Animal e a Organização Mundial de Sanidade Animal (OIE). Ainda, segundo o Indea, a medida foi necessária para a proteger a saúde humana.
🐂Mato Grosso livre da febre aftosa
Em março deste ano, Mato Grosso passou a fazer parte do conjunto de estados reconhecidos como livres de febre aftosa sem vacinação após a publicação de uma portaria do Ministério da Agricultura e Pecuária no Diário Oficial da União.
A associação dos criadores de Mato Grosso faz parte do plano nacional de vigilância contra a aftosa desde sua criação em 2017. Além do maior rebanho bovino do país, o estado também tem uma das melhores genéticas e o comércio de matrizes e reprodutores puros de origem ou com certificado especial de inspeção e produção.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MT no WhatsApp