
A NASA (Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço) emitiu um alerta sobre o asteroide 2024 PQ5, que está programado para fazer seu sobrevoo mais próximo da Terra em 20 de agosto de 2024.

O asteroide passará perto da Terra – Foto: Canva/Divulgação/ND
Esse asteroide, com cerca de 140 pés de tamanho, passará a uma distância de aproximadamente 3,2 milhões de milhas do nosso planeta. Embora essa distância pareça vasta, no contexto cósmico, ela é considerada relativamente próxima, o que justifica a atenção da NASA.
Com uma velocidade estimada em 28.128 milhas por hora, o 2024 PQ5 pertence ao grupo Apollo, cujos membros frequentemente cruzam a órbita da Terra.

A proximidade desse asteroide o classifica como um Objeto Próximo à Terra – Foto: Canva/Divulgação/ND
A proximidade desse asteroide o classifica como um “Objeto Próximo à Terra” (NEO, na sigla em inglês), o que significa que ele será monitorado de perto pela NASA para qualquer possível risco.
Asteroide será acompanhado de perto pela Nasa
A NASA, em colaboração com outras agências espaciais, emprega uma rede avançada de telescópios e sistemas de computação para rastrear NEOs como o 2024 PQ5.

O objetivo é garantir que qualquer ameaça potencial possa ser detectada com antecedência suficiente – Foto: Canva/Divulgação/ND
Embora a maioria dos NEOs não represente perigo, aqueles que se aproximam a menos de 7,5 milhões de quilômetros da Terra e têm tamanho superior a 140 metros são submetidos a uma vigilância mais rigorosa.
O CNEOS (Centro de Estudos de Objetos Próximos à Terra) da NASA é responsável por esse monitoramento e pela avaliação de quaisquer ameaças que esses objetos possam apresentar.