Prefeito de Belo Horizonte necessitou de cirurgia para ‘melhor cuidado respiratório’. Ele está internado na UTI do Hospital Mater Dei desde 3 de janeiro para o tratamento de uma pneumonia. Fuad Noman, prefeito de BH, em imagem de junho de 2024
Rodrigo Clemente/PBH
O prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), passou por uma traqueostomia nesta sexta-feira (10) para “melhor cuidado respiratório”. Segundo boletim médico, ele está “bem adaptado à ventilação mecânica, com parâmetros clínicos adequados” (veja abaixo).
Fuad deu entrada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Mater Dei, na Região Centro-Sul da cidade, em 3 de janeiro, para o tratamento de uma pneumonia que causou insuficiência respiratória aguda e necessidade de assistência ventilatória. Esta é a quarta internação dele desde o fim de novembro de 2024.
Na última segunda (6), o prefeito tinha demonstrado melhora e sido extubado. No entanto, na quinta (9), ele apresentou dificuldade para respirar e voltou a ser intubado.
Boletim sobre estado de saúde de Fuad Noman desta sexta-feira (10)
Divulgação/Mater Dei
A traqueostomia percutânea é um procedimento cirúrgico que cria uma abertura na parede da traqueia para facilitar a entrada de ar nos pulmões. Ela é realizada em pacientes que precisam de ventilação mecânica.
Ainda de acordo com o documento, o prefeito também realizou uma nova bateria de exames de reavaliação oncológica, que reafirmou a remissão completa do câncer (entenda mais abaixo).
No dia 1º de janeiro, Noman tomou posse de forma virtual, seguindo recomendação médica de evitar locais com grande concentração de pessoas por causa da baixa imunidade. Ele teve dificuldade para falar durante o discurso.
Prefeito reeleito Fuad Noman (PSD) toma posse em Belo Horizonte
Internações
No fim de novembro, Fuad Noman passou cinco dias no hospital por causa de dores nas pernas relacionadas a tratamento de câncer (leia mais abaixo).
No início de dezembro, o prefeito voltou a ser internado. Ele teve alta no dia 15 depois de passar por um tratamento contra pneumonia e sinusite. Durante esse período no hospital, um exame confirmou a remissão total do câncer.
Quatro dias depois, no dia 19 de dezembro, Fuad Noman foi internado novamente, desta vez com um quadro de diarreia e desidratação. Ele chegou a ser monitorado na UTI devido a um sangramento intestinal, mas recebeu alta no último dia 23.
Onze dias depois, na última sexta-feira (3), o prefeito voltou ao Hospital Mater Dei, com insuficiência respiratória aguda e necessidade de ventilação mecânica.
Fuad Noman, prefeito de BH, em imagem de outubro de 2022
Amira Hissa/PBH
Linfoma não Hodgkin
Em julho do ano passado, Fuad contou que, após exames de rotina, foi diagnosticado com um pequeno linfoma não Hodgkin (LNH). Ele passou por uma cirurgia e, imediatamente, iniciou as terapias para combater a doença.
O LNH é um tipo de câncer que tem origem nas células do sistema linfático e se espalha de maneira não ordenada.
Em outubro de 2024, durante o período eleitoral, o prefeito informou que havia concluído o tratamento.
Vídeos mais vistos do g1 Minas: