Com treinos leves e dieta vegana, Mariana Scarpelli é campeã da prova mais difícil do Brasil

No 18° episódio do podcast Vá Para a Corrida, o apresentador Henrique Zanotto recebeu a corredora e nutricionista Mariana Scarpelli e seu treinador, Luiz Fernando Martins. No último sábado (17), a atleta foi campeã da corrida de La Mision, em Serra Fina (MG). A prova de Trail Run é considerada a mais difícil do Brasil.

Mariana Scarpelli em corrida de Trail Run

Mariana Scarpelli em corrida de Trail Run – Foto: Vegazeta

O casal ainda deu dicas de como performar em Trail Run, compartilharam a rotina vegana que seguem e deram dicas de corridas para iniciantes e profissionais.

Acumulando títulos e quebrando recordes, Mariana é destaque na modalidade Trail Run (corridas em trilhas e montanhas) e diz que sua trajetória na corrida começou por acaso, mas que se encontrou rápido no esporte.

“Tudo começou em 2009, eu morava em São Paulo e treinava em uma academia de musculação e o pessoal montou um grupo de corrida com o objetivo de correr 10km. Eu fui sem pretensão nenhuma, e sem perceber, acabei finalizando a prova com menos de uma hora. Depois vi que essa era a meta do pessoal que já corria há um tempo e fiquei em choque”, disse.

Mas foi em outra modalidade de corrida que Mariana se encontrou e se apaixonou. “Até 2014 fiquei nas corridas de rua, e em 2017 conheci o Trail Run por meio de uns amigos. Me inscrevi em uma de 25km e ali o bichinho da corrida me pegou, amei correr me desafiando e estar em contato com a natureza, me apaixonei e dali não parei mais”, contou a atleta.

A corrida de montanha é uma modalidade do atletismo. Esse esporte pode se desenvolver em Alta, Média e Baixa Montanha. Os atletas que participam nas competições não só têm que ser rápidos, mas demonstrar uma enorme capacidade de resistência.

De acordo com o treinador Luiz Fernando, existem algumas diferenças pontuais nos treinos de corrida de rua e em montanhas. Ele afirma que “a corrida em trilha tem uma especificidade que é a técnica, algo que você não precisa treinar na corrida de rua”, diz.

Ainda no assunto de treinos específicos, Luíz deu algumas dicas de como melhorar os  treinos para quem almeja sucesso nas corridas de montanha.

“Você precisa fazer muito trabalho de propriocepção, estabilidade e mobilidade porque as pessoas acham que na trilha você se isenta de lesões mas na realidade é ao contrário. Estudos comprovam que as lesões costumam ser mais graves e por tempos mais prolongados”, comentou.

Sobre a rotina de treinos, Mariana diz que demorou para entender o valor do descanso, e diz que atletas de alta performance devem ter uma rotina de treinos leves para dar o máximo somente na prova. “Assim o risco de lesões diminui e a potência do atleta na prova dispara”, contou a atleta.

As provas de Trail Run também exigem cuidados com lesões, pois apesar de diminuir o impacto que o atleta teria no asfalto e o possibilitar de correr em solos mais ‘fofos’ como na areia e na terra, o deslocamento lateral e a descida dos morros são geralmente as ocasiões em que os atletas mais se lesionam.

Prêmios e participações de destaque

Mariana Scarpelli

Mariana Scarpelli – Foto: Foco Radical/@marianascarpelli/Instagram/Divulgação/ND

Em julho de 2022, em Domodossola, na Itália, Mariana participou do Campeonato Mundial de Skyrunning pela Seleção Brasileira, na modalidade Skyrace (30Km).

Em 2023, a atleta participou da prova Jaraguá Sky – em Jaraguá do Sul, SC, onde ganhou a medalha de Bronze no Campeonato Brasileiro de Skyrunning, modalidade Skyultra (50km – 3000 metros de Ganho + em altimetria) e dessa forma, se classificou para o Campeonato Sulamericano.

Além disso, ganhou também a medalha de Ouro na categoria Master (atletas 40+, na mesma competição) e classificação para o Campeonato Mundial de Skyrunning Master.

Em Junho deste ano, a atleta esteve na Insanity Mountain Mestre Álvaro – em Serra, ES, onde foi medalha de Bronze no Campeonato Sulamericano de Skyrunning, modalidade Skyultra (55km – 4400 metros de Ganho +).

Em Julho, Mariana participou do Royal Ultra Sky Marathon – em Ceresole Reale, Itália, e ganhou medalha de Ouro por equipe (Seleção Brasileira de Skyrunning Master), na modalidade Skyultra (55km – 4100 metros de Ganho+).

Na prova de La Misión Brasil, corrida de trekking de montanha em Passa Quatro (MG), localizada no principal acesso à Serra Fina, Mariana se consagrou campeã da prova de 53km em 2023 e recentemente foi campeã da edição 2024, no percurso de 80km.

No ano passado, além de campeã, foi a recordista da prova. A atleta finalizou o percurso em 8 horas e 32 minutos.

Veganismo, um dos principais aliados de Mariana

Luiz Fernando e Mariana Scarpelli no podcast Vá Para a Corrida

Luiz Fernando e Mariana Scarpelli no podcast Vá Para a Corrida – Foto: Iago Carvalho

De acordo com Mariana, a nutrição foi fundamental para alcançar o alto nível, ela conta que a dieta ajudou muito pois nas performances acaba levando o corpo ao extremo.

“Eu tenho uma alimentação muito boa e super equilibrada para aguentar esse tranco, não bebo e nem fumo há 8 anos. Sou vegana e vegetariana estrita há 12 anos e isso me ajuda muito porque eu não como nada inflamatório e as comidas de origem animal costumam ser muito inflamatórias e prejudiciais para atletas. Então vejo o veganismo como fundamental para minha vida pessoal e esportiva”, compartilhou

Luiz ressaltou a importância do veganismo para o desempenho de atletas de alto nível. “Alguns estudos dizem que atletas veganos ou que focam sua dieta em vegetais têm uma performance muito melhor em relação aos carnívoros pois o corpo reage melhor aos estímulos e desgastes que colocamos nele“, disse.

Confira o podcast Vá Para a Corrida

Nesta segunda temporada do podcast serão abordados temas como corridas de rua, saúde física e mental, organização pessoal e bem-estar, buscando sempre incentivar os cuidados com o corpo e com a mente. Henrique Zanotto receberá diversos convidados quinzenalmente, e você poderá conferir no Spotify e ND Play.

A produção do podcast Vá Para a Corrida é realizada pelo Núcleo de Projetos Multimídia do Grupo ND, que trabalha com inovação e criação de novos produtos em jornalismo.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.