![](https://static.ndmais.com.br/2024/08/submarino-nao-tripulado-chamado-ran-percorreu-mais-de-1000-quilometros-sob-a-geleira.jpg)
O robô subaquático autônomo (submarino) da Universidade de Gotemburgo, na Suécia, desapareceu misteriosamente na Antártida, após registar uma série de estruturas desconhecidas na geleira Thwaites, conhecida como “Geleira do Juízo Final“.
![Submarino Submarino de cor laranja sob geleira na Antártida](https://static.ndmais.com.br/2024/08/submarino-nao-tripulado-chamado-ran-percorreu-mais-de-1000-quilometros-sob-a-geleira-800x533.jpg)
Submarino não tripulado chamado Ran percorreu mais de 1.000 quilômetros sob a geleira antes de desaparecer – Foto: Divulgação/Filip Stedt/Universidade de Gotemburgo/ND
Durante 27 dias, o submarino não tripulado chamado Ran percorreu mais de 1.000 quilômetros sob a geleira, chegando a 17 quilômetros dentro da cavidade. O principal objetivo da missão era coletar dados sobre o derretimento de geleiras na região e mapear a topografia sob o gelo.
O Ran tinha seis metros de comprimento e foi implantado em 2020. Ele foi programado por uma equipe internacional de pesquisadores para mergulhar na cavidade e escanear o gelo na Antártida Ocidental. Depois de descobrir uma série de estruturas desconhecidas sob o gelo, o sinal foi perdido.
Dentre as possíveis causas do sumiço do submarino estão: encalhe no gelo, ataque biológico ou possível falha mecânica. Contudo, a equipe ainda não encontrou evidências concretas.
Enquanto estava com o sinal ativo, o Ran conseguiu obter mapas de alta resolução da parte inferior da plataforma de gelo e descobriu informações importantes no estudo da subida do nível do mar devido às alterações climáticas.
A descoberta mais impressionante, no entanto, foi a presença de uma complexa paisagem subglacial, com picos, vales e outras formações semelhantes a dunas de areia, que foram possivelmente formados por fluxos de água influenciados pela rotação da Terra.
Agora, os cientistas esperam voltar com outro submarino, que permitirá a conclusão do estudo.
O que é a ‘Geleira do Juízo Final’ onde o submarino desapareceu
A “Geleira do Juízo Final”, a maior do mundo, tem este apelido porque o seu colapso pode causar um aumento catastrófico do nível do mar. Ela é também a mais larga do mundo, com aproximadamente o tamanho do estado americano da Flórida.
![](https://static.ndmais.com.br/2024/08/a-geleira-do-juizo-final-a-maior-do-mundo-tem-este-apelido-porque-o-seu-colapso-pode-causar-um-aumento-catastrofico-do-nivel-do-mar-800x533.png)
A Geleira do Juízo Final, a maior do mundo, tem este apelido porque o seu colapso pode causar um aumento catastrófico do nível do mar – Foto: Divulgação/Nasa/ND
A plataforma de gelo Dotson, por sua vez, consiste em um pedaço de gelo flutuante de 50 quilômetros de largura, sete vezes maior que o tamanho da cidade de Nova York, e está localizado na costa da Terra de Marie Byrd, na Antártida Ocidental.