A cidade de Penha, no Litoral Norte de Santa Catarina, pode integrar a rota dos cruzeiros que passam pelo Estado durante as temporadas de verão. O Município anunciou que uma empresa fará os estudos e batimetria (medição da profundidade), serviço crucial para planejar rotas seguras e eficientes dos navios.
A ordem de serviço no valor de R$629.792,65 foi assinada e a empresa Acquaplan Tecnologia e Consultoria Ambiental Ltda já está apta para iniciar o trabalho. De acordo com as informações da Prefeitura de Penha, o contrato foi assinado na última semana e a empresa tem prazo de 60 dias para conclusão do estudo técnico e ambiental.
![](https://static.ndmais.com.br/2024/08/aleson-padilha-cruzeiros-penha-800x449.jpeg)
Penha pode receber escala teste de cruzeiro ainda neste ano – Foto: Aleson Padilha/ Prefeitura de Penha
O estudo vai avaliar a viabilidade do recebimento de navios de passageiros na Enseada de Armação de Itapocoroy, bem como a viabilidade ambiental e potenciais impactos ambientais desta operação. Após a conclusão, a cidade terá a Área de Fundeio – local regulamentado onde uma embarcação pode lançar âncoras.
Escala teste já na próxima temporada em Penha
Com os estudos concluídos e liberação da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), Penha poderá receber escala teste de transatlânticos através da operadora MSC já neste ano. Segundo o prefeito de Penha, Aquiles da Costa, o evento São Paulo Boat Show, de 19 a 24 de setembro, deve oficializar a escola teste.
“A proposta, além de recepcionar os visitantes de transatlânticos, busca mostrar a nossa rica cultura açoriana e direcioná-los ao turismo de experiência e observação, turismo religioso e cultural, gastronomia e rede hoteleira. Além disso, incentivaremos os pescadores da pesca artesanal a trazer os turistas até à costa por meio de embarcações menores e apresentando suas vivências e experiência como moradores locais”, comenta.
Com a entrada do município na rota, Penha pode se juntar a outras cidades da região, como Itajaí, Balneário Camboriú e Porto Belo, que também recebem navios de cruzeiro todos os anos.
Revitalização da Enseada do Itapocorói
Além dos estudos, o Município passou por diversas etapas visando a recepção de cruzeiros. O primeiro passo foi a reformulação do Píer de Atracação Turística, junto ao trapiche na Praia de Armação, com a instalação de flutuantes de 18 metros, com passarelas de alumínio em ambos os lados do píer, para desembarque de passageiros.
Além de todo o atrativo e infraestrutura presente no município e nas proximidades do Píer de Atracação Turística, uma nova praça foi construída ao lado, tornando um ponto de suporte para o desembarque desses turistas e um novo atrativo aos moradores. A praça leva o nome de Antônio Carlos Konder Reis.
Além disso, a Secretaria de Turismo trabalhou na criação de roteiros específicos e novo material turístico. Todo o trabalho foi feito com recursos próprios, sendo em torno de R$1,5 milhão.