Já atendeu uma ligação e ouviu apenas silêncio? Esse é um dos métodos fraudulentos usados por criminosos para roubar dados pessoais e financeiros, conhecido como “robocall”. Entenda como funciona.
No primeiro semestre de 2024, houve um aumento de 128% nas denúncias de roubo de identidade em comparação com o mesmo período de 2023.
Como funciona o ‘robocall’?
O “robocall” começa com uma ligação silenciosa que, após alguns segundos, é desligada. Esse processo permite que os criminosos verifiquem se o número está ativo, preparando-o para futuros golpes.
Segundo Edgar Hernández, Coordenador Jurídico do Conselho Cidadão do México, essas chamadas permitem que os criminosos identifiquem dados importantes do proprietário do número de telefone, que são posteriormente vendidos.
A partir daí, novas ligações são feitas para obter mais informações, levando a fraudes financeiras, enganos em vendas online, e até roubo de identidade.
Como evitar ser vítima de “robocall”?
Os especialistas em segurança cibernética divulgaram algumas recomendações para evitar ser vítima do golpe; veja abaixo!
- Não atenda chamadas suspeitas ou de números desconhecidos;
- Use aplicativos de bloqueio de números desconhecidos;
- Não forneça informações pessoais.