Após uma intensa força-tarefa comandada pelo Corpo de Bombeiros Militar, o incêndio nos Campos do Quiriri, na região de Garuva, foi extinto no sábado (17). O fogo havia sido identificado na quarta-feira (14) e, desde então, os bombeiros atuavam na ocorrência no Norte de Santa Catarina.
O local do incêndio era ermo, o que dificultou o acesso à área e o controle dos focos. “São campos com vegetação rasteira muito seca que, com os fortes ventos, fez acelerar a propagação das chamas”, explica o tenente Jonas, subcomandante de força-tarefa do 7º BBM.
Na operação, 13 bombeiros foram deslocados para atuar no combate ao fogo pela terra, com três viaturas, quadriciclo e outros equipamentos de combate a incêndios florestais. O helicóptero Arcanjo também foi empregado para ajudar no deslocamento dos bombeiros.
Segundo o tenente, todos os focos com acesso por meio terrestre foram combatidos. A causa do incêndio é indeterminada e, de acordo com os bombeiros, não há informações sobre o tamanho da área atingida pelo fogo.