As provas do CNU (Concurso Nacional Unificado), conhecido como ‘Enem dos Concursos’, ocorrem neste domingo (18) em 228 cidades, incluindo oito municípios catarinenses. O ND Mais listou o que pode e o que não pode no dia de aplicação do exame.
Enem dos Concursos: veja guia sobre o dia de provas
Em Santa Catarina, as provas serão aplicadas nas cidades de: Blumenau, Caçador, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Joinville, Lages e São José. Abaixo estão algumas dicas para você ficar atento e evitar estresse no dia da prova.
É preciso imprimir o comprovante de inscrição?
- Não é obrigatório, mas recomenda-se imprimir o cartão de confirmação do candidato. O comprovante possui informações como horário, local de prova, além dos blocos escolhidos no ato da inscrição.
Como acessar o comprovante de inscrição?
- O cartão de confirmação do Enem dos concursos pode ser acessado diretamente na aba Área do Candidato no site do CNU (veja o seu) através do login com a conta do Gov.br.
Posso levar qualquer documento de identificação?
- Não. É obrigatório apresentar um documento de identidade original válido e com foto. Cópias, ainda que autenticadas, não serão aceitas. Candidatos com documentos digitais devem apresentar a identificação através do aplicativo, na porta da sala de aplicação da prova.
Posso levar o celular?
- Sim, mas o aparelho deverá ficar desligado durante todo o período de provas e lacrado em embalagens plásticas que serão entregues pelos fiscais. O uso de dispositivos eletrônicos ou a identificação de aparelhos ligados durante o exame pode causar a eliminação automática do candidato.
Posso levar o caderno de provas após o exame?
- Não, o caderno não será liberado aos candidatos após o exame. O MGI (Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos) vai disponibilizar o modelo de caderno de provas a partir das 20h na área do candidato, no site do concurso.
Posso usar qualquer roupa? O que não é permitido levar?
- Sim, recomenda-se o uso de roupas leves e confortáveis, já que o exame será aplicado durante dois turnos. Não será permitido: relógios (de qualquer tipo), protetores auriculares, gorros, bonés e chapéus.
Por quanto tempo devo permanecer na sala?
- Segundo o MGI, o tempo mínimo de permanência do candidato nos locais de prova no dia do Enem dos concursos é de duas horas (por turno).
O que é permitido levar no dia da prova?
- Caneta de tinta preta com tubo transparente, alimentos lacrados e garrafa de água em material transparente. Não será permitido itens como: lápis, borracha e outros tipos de caneta.
Qual é o horário das provas?
Manhã
- Abertura dos portões: 7h30
- Fechamento dos portões: 8h30
- Início da aplicação: 9h
- Fim da aplicação: 11h30
Tarde
- Abertura dos portões: 13h
- Fechamento dos portões: 14h
- Início da aplicação: 14h30
- Fim da aplicação: 18h (candidatos do ensino médio encerram as provas às 17h30 – bloco 8)
Quando sai o gabarito e o resultado?
- O novo cronograma do Governo Federal definiu a data de divulgação do gabarito para o dia 20 de agosto, já o cartão resposta ficará disponível no dia 10 de setembro. O resultado do Enem dos concursos tem previsão de divulgação em 21 de novembro.
Veja o calendário do CNU:
- 18 de agosto – Aplicação das provas objetivas e discursiva e divulgação dos cadernos de provas, às 20h.
- 20 de agosto – Divulgação preliminar dos gabaritos das provas objetivas.
- 20 e 21 de agosto – Prazo para interposição de recursos quanto às questões formuladas e/ou aos gabaritos divulgados.
- 10 de setembro – Disponibilização da imagem do cartão-resposta.
- 8 de outubro – Divulgação das notas finais das provas objetivas e da nota preliminar da discursiva; convocação para o envio de títulos (via upload).
- 8 e 9 de outubro – Interposição de eventuais pedidos de revisão das notas da prova discursiva.
- 9 e 10 de outubro – Envio dos títulos.
- 17 de outubro – Divulgação do resultado dos pedidos de revisão das notas da prova discursiva e convocação para o procedimento de verificação da condição declarada para concorrer às vagas reservadas aos candidatos negros e da condição declarada para concorrer às vagas reservadas aos indígenas (exclusivamente para os cargos da Funai).
- 17 a 25 de outubro – Prazo para perícia médica (avaliação biopsicossocial) de quem se declarar com deficiência.
- 2 e 3 de novembro – Procedimento de verificação da condição declarada para concorrer às vagas reservadas aos candidatos negros e indígenas.
- 4 de novembro – Resultado preliminar da avaliação de títulos.
- 4 e 5 de novembro – Prazo para apresentar recursos quanto ao resultado preliminar da avaliação de títulos.
- 13 de novembro – Divulgação dos resultados preliminares da avaliação da veracidade da autodeclaração prestada por candidatos concorrentes às vagas reservadas para negros e indígenas e da avaliação biopsicossocial dos candidatos que se declararem com deficiência.
- 13 e 14 de novembro – Prazo para apresentar recursos quanto aos resultados preliminares da avaliação da veracidade da autodeclaração de candidatos concorrentes às vagas reservadas para negros e indígenas e da avaliação biopsicossocial de quem se declarar com deficiência.
- 19 de novembro – Divulgação do resultado dos pedidos de revisão das notas dos títulos.
- 21 de novembro – Previsão de divulgação oficial dos resultados.