Clima seco favorece surgimento de doenças que afetam sistema respiratório. Não chove há 115 dias em Brasília. Homem com lenço no nariz em imagem de arquivo
Freepik
O Distrito Federal completa nesta quinta-feira (15) 115 dias sem chuva. Com a temperatura entre entre 14°C e 30°C, e a umidade do em 20% – o recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é 60% – as doenças respiratórias aumentam. A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a tendência é que o tempo não mude nos próximos dias.
Clique aqui para seguir o canal do g1 DF no WhatsApp
De acordo com o alergista e imunologista Celso Saldanha, beber muita água é fundamental, além de manter a casa limpa e arejada (veja mais dicas abaixo). Segundo ele, processos infecciosos e alergias respiratórias como rinite, espirros, sinusite, gripes e resfriados lotam os consultórios.
“A mistura de baixas temperaturas e ar seco, comum no DF, facilita a entrada de vírus e bactérias no corpo humano. Quem mais sofre nesta época são os idosos e as crianças”, diz o médico.
As queimadas, que aumentaram 91% em julho, em relação ao mesmo período do ano passado, deixam a qualidade do ar ainda pior. Segundo o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), foram 2.381 incêndios florestais registrados este ano, com cerca de 3,4 mil hectares impactados – uma área equivalente a oito Parques da Cidade.
“O ar entra no nosso corpo seco, ressecando e lesando o aparelho respiratório. Daí a irritação, sangramentos no nariz e todo o incomodo dessa época do ano”, aponta Saldanha.
Alguns cuidados
Hidratar-se
Usar umidificadores de ar
Manter a casa limpa e bem ventilada
“Para a limpeza é preferível usar um pano úmido, ao invés de simplesmente varrer o chão. Também é importante ter cuidado com as roupas, a gente vai pegar aqueles casacos que ficaram guardados durante meses e que, muitas vezes, estão com poeira e precisam ser higienizados antes do uso”, alerta o especialista.
Alimentação
Segundo a nutricionista Renata Manganelli, em dias de baixa umidade é necessário reforçar a alimentação saudável.
“Invista em alimentos como frutas e verduras que contém água na composição”, diz a nutricionista.
Veja dez alimentos que mais contêm água:
Pepino: 96% de água
Alface: 96% de água
Tomate: 96% de água
Melancia: 95% de água
Morango: 92% de água
Laranja: 90% de água
Melão: 90% de água
Pêssego: 89% de água
Abacaxi: 87% de água
Outras orientações para os dias mais secos
Atividades físicas não são recomendadas
Evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia
Use hidratante para pele e umidifique o ambiente
Em caso de dúvidas, a orientação é buscar mais informações junto à Defesa Civil, pelo telefone 199, e ao Corpo de Bombeiros, pelo número 193.
LEIA TAMBÉM:
SECA: Incêndios florestais no DF aumentam 91% em julho de 2024; veja regiões mais atingidas
SAIBA COMO COMPRAR: Passagens de ônibus podem ser pagas com bilhete avulso a partir desta quinta-feira (15), no DF
Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.