Nova massa de ar quente e seco deve fazer com que tempo volte a esquentar no Centro-Sul do país. Há previsão de uma nova onda de calor para o fim de semana. Temperaturas podem superar os 30°C em algumas capitais nesta quinta-feira (15).
Celso Tavares/g1
Com o início da atuação de uma nova massa de ar quente no Brasil, capitais do Centro-Sul devem ter grandes amplitudes térmicas nesta quinta-feira (15). O tempo volta a esquentar depois de um início de semana gelado, com recordes de frio em algumas capitais.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), algumas das capitais que registraram o ápice de frio entre segunda e terça podem ter máximas próximas aos 30°C já nesta quinta – além de uma diferença de quase 20°C entre mínima e máxima.
É o caso do Rio de Janeiro, por exemplo. A previsão para a capital fluminense é de mínima de 12°C e máxima de 30°C, um aumento de 18 graus ao longo do dia. O mesmo deve acontecer com Curitiba, que deve amanhecer com 6°C e ter termômetros chegando na casa dos 24°C na parte da tarde. (veja abaixo a situação de outras capitais)
“É o começo da atuação da massa de ar quente, com um tempo mais seco e o ar frio indo embora. Até por isso a amplitude térmica vai ficar grande, é tudo gradativo”, explica Fábio Luengo, meteorologista da Climatempo.
A massa de ar quente e seco deve se estabilizar na região central nos próximos dias, favorecendo o aumento das temperaturas e até uma nova onda de calor prevista para o fim de semana.
Os meteorologistas alertam que, com o sistema, a umidade relativa do ar deve cair ainda mais, aumentando o desconforto e os riscos à saúde.
Como fenômeno raro na Antártica baixou as temperaturas no Brasil
Gangorra térmica
Com a transição gradual para dias de tempo quente, essa quinta deve começar com temperaturas ainda bem baixas e ter uma tarde mais quente.
“De manhã a gente ainda vai sentir a massa de ar fria, mas de tarde a massa de ar quente já começa a ganhar força”, prevê Luengo.
O padrão é conhecido como amplitude térmica, isto é, uma variação de temperatura expressiva ao longo de todo o dia.
Segundo o Inmet, oito capitais do Centro-Sul devem ter mais de 15 graus de diferença entre as mínimas e as máximas:
Belo Horizonte
mínima: 11°C
máxima: 28°C
Brasília
mínima: 13°C
máxima: 30°C
Campo Grande
mínima: 16°C
máxima: 33°C
Cuiabá
mínima: 21°C
máxima: 37°C
Curitiba
mínima: 6°C
máxima: 24°C
Goiânia
mínima: 14°C
máxima: 32°C
Rio de Janeiro
mínima: 12°C
máxima: 30°C
São Paulo
mínima: 11°C
máxima: 27°C
Rio de Janeiro, Curitiba, Goiânia e Florianópolis batem recorde de frio no ano, aponta Inmet
Possibilidade de geada
Apesar da expectativa de um dia mais quente, com a madrugada e início da manhã frios, ainda há previsão de geada para algumas regiões do Sul do país.
A geada acontece quando uma fina camada de gelo se acumula nas superfícies por conta da intensa redução de temperatura combinada à elevada umidade do ar.
O Sul do Rio Grande do Sul, nordeste do Rio Grande do Sul e leste do Paraná e de Santa Catarina devem ter tempeatura mínima de até 3ºC. O Inmet alerta para o risco leve de perda de plantações.
Veja como ficam as temperaturas nas capitais nos próximos dias, segundo o Inmet: