O PSD (Partido Social Democrático) confirmou nesta segunda-feira (5), durante convenção partidária, o nome de Gerri Consoli (PSD) como candidato da legenda à Prefeitura de Rio do Sul. Na chapa, ele terá o Adilson Bonfanti, também no PSD, como vice-prefeito. O partido tem até 15 de agosto para enviar os dados à Justiça Eleitoral.
Durante a convenção, Gerri comentou que uma de suas metas é melhorar o desenvolvimento econômico e diminuir o impacto das enchentes na cidade. “Vamos trabalhar muito no desenvolvimento econômico, além de trabalhar muito na diminuição do impacto das cheias. Temos que cuidar das pessoas”, comenta.
De acordo com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), os pretensos candidatos precisam ter os nomes aprovados em convenções para terem seus documentos enviados à Justiça Eleitoral, responsável por julgar e homologar as candidaturas.
Quem é Gerri Consoli, candidato do PSD à Prefeitura de Rio do Sul
Natural de Rio do Sul, com 49 anos, tem uma longa carreira de empresário, onde desenvolveu empresas ligadas a eventos. Atualmente ele assume o cargo de deputado estadual suplente.
Eleições 2024: O que faz um prefeito?
De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral, o prefeito tem a função de administrar a cidade por meio da arrecadação de taxas e impostos para custear as políticas públicas em diversas áreas de competência do município, como:
- Limpeza
- Iluminação pública
- Sistema de transporte urbano
- Serviços de saúde municipal
- Educação infantil e ensino fundamental
- Formação da guarda municipal
Cabe ao administrador municipal validar as leis aprovadas na Câmara Municipal (Câmara dos Vereadores) e também vetar e elaborar propostas de lei, quando necessário.