
Um fenômeno curioso chamou a atenção de moradores dos Estados Unidos e de internautas durante a passagem do furacão Milton pelo país. É que a água da baía de Tampa, uma das cidades atingidas pelo furacão, foi “sugada” com os fortes ventos, alterando a paisagem local.

Furacão Milton deixou rastro de destruição na Flórida, nesta semana – Foto: Chandan Khanna/AFP/ND
O fato gerou curiosidade depois que o repórter Brian Entin publicou um vídeo mostrando a baía praticamente seca. “A água foi embora”, disse nas imagens que viralizaram na internet. Veja:
The water has been sucked out of Tampa Bay by Milton.
Happened fast. pic.twitter.com/8ghtF5SZYx— Brian Entin (@BrianEntin) October 10, 2024
Esse recuo da água, chamado de maré de tempestade reversa, indica a aproximação de um furacão e já havia ocorrido outras vezes na baía de Tampa, como na passagem dos furacões Irma e Ian, em 2017 e 2022.
Ele ocorre por causa da direção dos ventos dos ciclones tropicais: nas áreas ao Norte do furacão, em em Tampa, a água recua para o oceano. Já nas áreas ao Sul, a intensidade do vento causa maremotos.
Apesar de ser um fenômeno curioso, o indicado é que as pessoas não permaneçam perto da baía quando o recuo ocorre. Isso porque a água pode voltar a subir rapidamente, colocando a população em risco.
O furacão Milton, que tocou o solo da Flórida na noite de quarta-feira (9), deixou um rastro de destruição e, pelo menos, cinco mortes. Na madrugada desta quinta-feira (10), ele foi rebaixado à categoria 1, mas ainda deixa as autoridades sob alerta.