Defesa Civil de SP emite alerta de tempestades e rajadas de ventos

Defesa Civil também orienta a população a tomar precauções durante as tempestadesRodrigo Soldon/Flickr

A Defesa Civil de São Paulo emitiu um alerta para a previsão de chuvas fortes, acompanhadas de raios e intensas rajadas de vento, que devem ocorrer entre quarta-feira (9) e sábado (12) em diversas regiões do estado.

A expectativa é de um acumulado de 80 mm de chuva ao longo do período na Região Metropolitana de São Paulo. A mesma quantidade de chuva é esperada nas regiões da Baixada Santista, Campinas, Itapeva, Sorocaba e Vale do Ribeira.

Já no Vale do Paraíba e nas áreas de Franca, Barretos e Ribeirão Preto, a previsão indica acumulados entre 60 mm e 70 mm. Nas regiões de Araçatuba e São José do Rio Preto, o volume esperado é de 40 mm.

O Portal iG está no BlueSky, siga para acompanhar as notícias!

Os maiores volumes de chuva devem atingir a Serra da Mantiqueira, o litoral norte e as regiões de Presidente Prudente e Marília, com acumulados de até 100 mm. Nas áreas de Bauru e Araraquara, a previsão é de 90 mm de chuva.

Recomendações durante tempestades

A Defesa Civil também orienta a população a tomar precauções durante as tempestades. Algumas medidas de segurança incluem:

– Ao ouvir trovões ou receber avisos de tempestade, abrigue-se em locais seguros, longe de janelas, tomadas e materiais metálicos;

– Evite se abrigar sob árvores ou estruturas frágeis de metal;

– Caso note rachaduras no telhado, saia imediatamente do local;

– Desconecte aparelhos eletrônicos das tomadas e não utilize dispositivos conectados à fiação elétrica ou telefônica;

– Se estiver em áreas abertas, como praias, campos de futebol ou estacionamentos, saia rapidamente;

– Mantenha-se afastado de objetos altos e expostos, como árvores e postes, e de materiais metálicos grandes, como cercas e tratores;

– Evite soltar pipas e carregar objetos como canos ou varas;

– Não conduza bicicletas, motocicletas ou cavalos durante tempestades;

– Ao dirigir na chuva, evite passar ou estacionar próximo a cabos elétricos, torres de transmissão e estruturas que possam representar risco;

As autoridades recomendam que a população siga as orientações para minimizar riscos e prevenir acidentes.

Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Participe do nosso canal no WhatsApp e da nossa comunidade no Facebook.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.