
O verde escuro e as rosas vermelhas bordadas sobre o preto são alguns dos elementos germânicos representados nos trajes típicos criados pelo curso de Design de Moda da Unifebe, para o grupo folclórico de dança alemã da Escola de Educação Fundamental Paquetá.
Os croquis são frutos das pesquisas históricas sobre a imigração alemã na região de Brusque, realizadas pelas acadêmicas Maria Cecília Cordeiro e Larissa Siegel, sob a orientação das professoras Thaissa Schneider, Gabriela Poltronieri Lenzi e Caroline Zimmermann.

Desenhos foram feitos após muita pesquisa histórica e cultural – Foto: Divulgação
O trabalho desenvolvido no Composé – Escritório Modelo de Moda e Vestuário da Unifebe foi solicitado pela professora de história do educandário, Regiane Pedrini Fischer, que iniciou em fevereiro com os alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental o projeto PaquetáFolk – Dançando com História.
Trajes típicos e história
A relação histórica com os primeiros imigrantes de Brusque, vindos da Região de Baden, na Alemanha, se apresenta na modelagem, nas cores e nos acabamentos propostos para o traje, revela a professora Thaissa. “As rosas vermelhas bordadas remetem às flores trazidas pelos primeiros alemães e que hoje estão plantadas em muitos jardins da nossa região”, complementa.
Para a acadêmica Larissa Siegel, a atividade possibilitou conhecer ainda mais a cultura germânica. “A Alemanha é um país muito rico e com várias fontes de inspiração, principalmente as flores, as cores, sua arquitetura e até mesmo as músicas tradicionais. Poder desenvolver para a sociedade é algo gratificante. Além de nos proporcionar um amplo conhecimento, aprendemos a lidar com as situações reais do cotidiano da nossa futura profissão”, diz.
Parceria é comemorada

Parceria entre academia e escola foi comemorada – Foto: Divulgação
A pesquisa com os croquis e fichas técnicas foram entregues à escola que providenciará a confecção dos trajes. “Pretendemos honrar com nossa dança o empenho de tantos parceiros que estão nos estendendo as mãos neste caminhar. Agora seguimos na batalha para materializar o projeto dos trajes”, revela a professora Regiane, entusiasta do projeto.
Ao desenvolver trajes típicos para o grupo folclórico de dança alemã, o projeto ajuda a preservar e promover a cultura e as tradições alemãs na comunidade local, salienta a coordenadora do curso, professora Jô Rosa.
“Além da questão cultural, os alunos do curso de Design de Moda da Unifebe têm a oportunidade de aplicar seus conhecimentos teóricos em um projeto real. A colaboração com a Escola de Educação Fundamental Paquetá é um exemplo de como a educação superior pode ter um impacto positivo direto na sociedade”, finaliza.