Dois adolescentes espanhóis, de 17 e 18 anos, sã procurads pela polícia por maltrato animal após publicarem um vídeo no qual aparecem “jogando futebol” com uma galinha – usando-a como uma bola.
O caso aconteceu em la Rioja, na Espanha, no final de fevereiro deste tempo. Porém, as imagens foram publicadas nas redes sociais posteriormente.
Os vídeos, de acordo com El Confidencial, mostram vários adolescentes reunidos no maltrato, e chutam mais de um animal. Apenas dois foram identificados por meio da publicação.
O vídeo viralizou no país, gerando indignação por parte da população e aumentando debates sobre crueldade animal. A polícia começou uma investigação. Veja nota:
“Investigamos dois jovens por usar uma galinha como bola de futebol durante a festa de Los Quintos em Villamediana de Iregua, La Rioja. Chutara e bateram no animal com grande crueldade, enquanto um grupo de jovens aplaudia.”
Pena por maltrato a animal
De acordo com a lei da Espanha, apenas pessoas maiores de 18 anos poderiam ser presas por esse crime. Portanto, apenas o garoto mais velho está com mandado de prisão.
Outra punição passível é apreensão de animais domésticos e impedimento de ter animais ou trabalhar/estudar perto deles durante cinco anos. A pena máxima de prisão é dois anos.