O chá da ‘vovó’ que ajuda a derrubar a glicose no sangue e alivia as dores no estômago

O chá, conhecido por ser uma bebida amplamente utilizada e recomendada pelas vovós, são infusões poderosas capazes de oferecer inúmeros benefícios à saúde, entre eles, melhorar o sono, combater gripes e resfriados, alivia dores no estômago e muito mais.

Chá de camomila com canela ao lado

Infusão repleta de benefícios ajuda a melhorar a qualidade do sono – Foto: Reprodução/Freepik

Melhorias no sono e alívio de dores no estômago

Mas uma erva é especialmente potente para proporcionar inúmeros benefícios para a saúde .Especialistas afirmam que consumir uma xícara de chá de camomila por dia ajuda a melhorar o sono e facilita o adormecer.

O chá de camomila é um ótimo relaxante muscular e sedativo poderoso. Isso porque a planta tem substâncias como a apigenina, que é um flavonóide calmante.

A infusão de camomila também é muito benéfica para a saúde da pele, em razão da capacidade de combate ao crescimento bacteriano. Assim, essa erva pode tratar diversas condições dermatológicas, como alergias, dermatites, queimaduras solares, feridas e eczemas.

Outro benefício da camomila é a capacidade de aliviar problemas digestivos, devido às sua propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes.

Chá controla a glicose e reduz o colesterol

Chá de camomila com mel

Infusão possui propriedades poderosas que são capazes de proporcionar um bem-estar geral no corpo – Foto: Freepik/ND

Suas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes fazem muito mais do que aliviar dores estomacais. Um estudo revelou que a infusão de camomila pode melhorar os níveis de glicose no sangue ao longo do tempo. Suas folhas são excelentes para proteger as células pancreáticas dos radicais livres, o que auxilia no controle dos níveis de insulina.

O chá de camomila contribui para manter os níveis saudáveis de colesterol, justamente por ser fonte de luteolina, quercetina e esculetina, antioxidantes que auxiliam no equilíbrio dos níveis de colesterol total e que ajudam a reduzir o colesterol ruim (LDL).

Qual a quantidade recomendada de camomila por dia?

Para absorver todos os benefícios da infusão, especialistas recomendam consumir três xícaras de chá de camomila por dia após as refeições, durante oito semanas.

O Chá de camomila tem efeitos colaterais?

Chá de camomila em uma xícara

Infusão pode causar alguns efeitos colaterais e interagir com medicamentos – Foto: Reprodução/Pixabay

É raro, mas a camomila pode ter um efeito colateral, porém a ela é geralmente considerada uma substância segura. Seu efeito colateral mais provável, segundo o Manual MSD, é uma reação alérgica, principalmente em pessoas que já são alérgicas à erva de Santiago ou ao girassol.

Segundo o manual, as reações podem incluir irritação da pele, prurido nos olhos, espirro e coriza. Muito raramente podem ocorrer reações alérgicas graves e letais.

Indivíduos que tomam medicamentos de uso contínuo devem ficar atentos ao consumir o chá de camomila, já que a infusão pode potencializar os efeitos dos medicamentos que previnem a formação de coágulos e de sedativos.

A camomila pode interferir nos efeitos do tamoxifeno, terapia de reposição hormonal e contraceptivos orais contendo estrogênio.

*Importante: este conteúdo não substitui avaliações profissionais com médicos ou outros especialistas nas áreas de saúde e bem-estar.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.