
Se tem algo que fala muito sobre uma pessoa, são os tipos ou cores de roupas que ela escolhe usar, pois isso desempenha um papel crucial nos aspectos da personalidade. A seguir, compartilhamos quatro cores frequentemente associadas a pessoas inseguras, conforme apontado pela inteligência artificial.

Saiba quais são as quatro cores que pessoas inseguras usam – Foto: Canva/Divulgação/ND
A psicologia das cores é um elemento fundamental na transmissão de mensagens. Em áreas como a publicidade, a escolha de cores é decisiva, e essa influência se estende também às interações diárias entre as pessoas.
Cores de roupas usadas por pessoas inseguras
Conforme a IA (Inteligência Artificial), as cores de roupas que pessoas inseguras tendem a usar em seu dia a dia incluem:
- Cinza escuro: associado ao desânimo e à desesperança, este tom é frequentemente escolhido por pessoas que estão passando por dificuldades emocionais;
- Marrom escuro: este tom pode refletir pessimismo e insegurança, transmitindo uma sensação de falta de confiança;
- Preto: embora seja um tom elegante, a IA indica que o preto pode simbolizar proteção e ocultação, sugerindo uma tentativa de se esconder de situações sociais;
- Verde suave: apesar de estar em alta, esse tom pode ser interpretado como uma representação de falta de equilíbrio e insegurança.

Embora não exista uma correlação direta e universal entre cores e autoestima, psicóloga revela que as roupas de cores provocam o aspecto inseguro – Foto: Canva/Divulgação/ND
O que diz a pesquisa?
Embora não exista uma correlação direta e universal entre cores de roupas e autoestima, alguns estudos sugerem que pessoas com baixa autoestima podem optar por cores que refletem seu estado emocional.
Segundo a Diretoria Geral de Comunicação Social da Universidade Nacional Autônoma de México, cores como preto, cinza e vermelho representam insegurança, conforme menciona a acadêmica Georgina Ortiz Hernández, da faculdade de psicologia.
Os especialistas afirmam que a psicologia das cores pode nos ajudar a entender melhor os significados por trás de certas escolhas que, à primeira vista, parecem triviais, mas na verdade, podem revelar muito sobre uma pessoa.

As cores de roupas podem parecer triviais, mas podem revelar mais do que você imagina – Foto: Canva/Divulgação/ND